|
|
E.
F. Bahia ao São Francisco (1862?-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
AMADO
BAHIA Município
de Mata de São João, BA |
Linha tronco
- km 62,736 (1960) |
|
BA-2569 |
Altitude: 25 m |
|
Inauguração: 1862? |
Uso atual: abandonada (2005) |
|
com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos
1940 |
|
HISTORICO
DA LINHA: A linha-tronco da Viação Ferrea do Leste Brasileiro
(VFFLB) era a linha original da E. F. Bahia ao São Francisco,
aberta entre 1860 e 1863 e ligando a estação da Calçada,
em Salvador, à de São Francisco, em Alagoinhas, ainda
bem longe do rio do mesmo nome. Esta linha foi incorporada pelo Governo
baiano em 1903, repassada a outros concessionários até
que em 1911 foi entregue à concessão da Cia. Chemins
de Fer Federaux du L'Est Bresilien, de capital francês. Em 1935,
a VFFLB foi criada pelo Governo para ficar com o acervo dos franceses,
já sem interesse de mantê-la. Em 1975 foi definitivamente
incorporada pela RFFSA como uma de suas divisões, depois de
ter sido uma das constituintes desta, em 1957. O último trem
de passageiros de longo percurso passou pela linha nos anos 1980,
e hoje (2005) trafegam, no trecho Calçada-Paripe, apenas trens
elétricos metropolitanos, ainda sob a batuta da CBTU. Hoje
todas as linhas baianas que sobram em atividade estão sob a
concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). |
|
A ESTAÇÃO: O bairro de Amado Bahia, no município de Mata de
São João, tem a sua estação localizada
relativamente longe de seu pequeno centro. Não consegui a data
da inauguração, mas certamente pelo estilo da estação
antiga ainda de pé é provavelmente do século XIX, com grandes
chances de ter sido aberta com a linha, em 1862, no mesmo dia das
estações de Mata de São João e
Pitanga.
A estação mais nova, dos anos 1940 em
estilo característico das estações de terceira
classe da Leste Brasileiro, estava depredada; a estação
mais antiga, que ainda carrega no frontispício seu nome original,
Matadouro está em ruínas, em frente à estação
mais nova, mas ainda de uma beleza ímpar. Para completar o
quadro, uma bela igreja do século 19 também em ruínas
teima em se manter de pé. Próximo a isso, algumas casinhas
pobres habitadas por gente do lugar.(nota: o Guia Geral de 1960
mostra a data de inauguração como sendo 1946, o que
está claramente errado. Os guias já mostram a estação
em 1932 com o nome atual e em 1927 com o nome antigo. 1946 é
provavelmente a data de abaertura do prédio atual)
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht; Guias Levi, edições
de 1932 a 1984; Estradas de Ferro do Brazil, de Cyro Deocleciano
R. Pessoa Jr., 1886) |
|
|
|
A estação "nova", ao centro, a antiga
(Matadouro), à direita, e a igreja, à esquerda,
em 22/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação do Matadouro em 22/01/2005. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A igreja em 22/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação do Matadouro em 22/01/2005. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A estação de Amado Bahia em 22/01/2005. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
Frontispício da estação do Matadouro em
22/01/2005. Foto Ralph M. Giesbrecht |
A estação do Matadouro em 22/01/2005. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
|
|
|
|
|
|
Atualização:
12.02.2020
|
|