|
|
V. F. F. Leste Brasileiro
(1947-1975)
RFFSA (1975-1996) |
UMBURANAS
Município de Brumado, BA |
Linha do Sul - km 602,704 (1960) |
|
BA-2394 |
|
|
Inauguração: 1947 |
Uso atual: abandonada |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1940 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul,
Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas
ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F.
Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de
Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente
unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do
Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas
e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à
localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central
do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços
desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo
em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no
sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias.
Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem
para passar pelo gargalo do rio Paraguassu. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Umburanas é uma estação onde a Leste
ficou parada por algum tempo, nos anos 1940. Em maio de 1945, era
ela a estação terminal do trem que vinha de Salvador.
O trecho somente foi entregue, entretanto, depois de ter sido reconstruído
o leito entre Ourives e Umburanas, pois, depois de praticamente
prontos em 1942, foram abandonados "por medida de economia".
ACIMA: A estação de Umburanas, nos
anos 1950 (IBGE).
(Nota: Sempre é bom lembrar que existe um município
de Umburanas, também na Bahia, e que fica bastante longe desta
estação, não muito longe da represa de Sobradinho,
no Rio São Francisco. A estação desta página
fica ao sul do Estado, próxima à cidade de Brumado).
Em 1/7/1947, segundo nota o artigo "A Norte-Sul do Brasil",
de Sud Mennucci, o trecho seguinte a Umburanas,
até Brumado, estava "na iminência de inauguração",
25 km à frente de Umburanas. Somente em 1950 esta linha
se uniu a Monte Azul, na linha do Centro da EFCB.
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1950 a 1980. Ao lado, um destes trens está junto à
estação de Brumado, nos anos 1950. Clique sobre
a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1958 (Guias Levi). |
(Fontes: Romero Brito; Daniel Gentili; IBGE; Sud Mennucci;
Jornal de São Paulo, 1947; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
A estação em 2/2011. Foto Romero Brito |
A estação em 2/2011. Foto Romero Brito |
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
22.06.2013
|
|