|
|
V. F. F. Leste Brasileiro
(1947-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BRUMADO
Município de Brumado, BA |
Linha do Sul - km 630,224 (1960) |
|
BA-2395 |
Altitude: 419 m |
|
Inauguração: 1947 |
Uso atual: desconhecido |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1947 |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul,
Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas
ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F.
Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de
Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente
unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do
Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas
e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à
localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central
do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços
desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo
em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no
sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias.
Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem
para passar pelo gargalo do rio Paraguassu. |
|
A ESTAÇÃO: A estação de Brumado foi inaugurada em 1947.
"Baseia
esta área todo o seu sistema de transporte em estradas carroçáveis,
que a ligam à cidade de Brumado, ponto extremo, hoje, da Estrada
de Ferro Central da Bahia (...) Não possuindo, na lista de
seus produtos exportáveis, senão peles, algodão,
mamona e gado em pé, produtos valorizados ao extremo, a sub-zona
dos contrafortes do Espinhaço pode utilizar o
transporte citado, já que esses produtos suportam, perfeitamente,
o elevado custo desse meio de transporte, evitando assim a deficientíssima
navegação do rio São Francisco (...)"
(Revista Brasileira de Geografia, out-dez 1946, p. 57). A estação
de Brumado foi inaugurada já então em 1946. Em
1947, "Do lado da Bahia, as coisas ainda foram mais lerdas:
a linha apenas logrou atingir Brumado, sede de um antigo município
baiano, cujo nome era Bom Jesus dos Meiras (...) segue-se que entre Monte Azul, em Minas, e Brumado, na
Bahia, faltam agora 244 quilômetros" (Sud Mennucci,
no artigo "Recapitulando", de 27/11/1947).
Em 2001, era ali que se embarcava nos trens a
magnesita produzida na região.
O prédio
ainda existia em 2009, com uso desconhecido. Possivelmente
servia à FCA.
ACIMA:
Estação de Brumado, anos 1950 (IBGE).
ACIMA: Pátio
da estação de Brumado, em fevereiro de 2009 (Foto Andresa
Souza Caires).
|
TRENS - De acordo com os guias de horários e outras fontes,
os trens de passageiros pararam nesta estação
de 1950 a 1980. Ao lado, um destes trens está junto à
estação de Brumado, nos anos 1950. Clique sobre
a foto para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1958 (Guias Levi). |
(Fontes: Roosevelt Reis; Andresa Souza Caires; Enilson
Meira; Sud Mennucci: Recapitulando, 1947; Jornal de São Paulo,
27/11/1947; IBGE: Revista Brasileira de Geografia, 1946; IBGE; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-79;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
Estação de Brumado, anos 1960. Pintura de Enilson
Meira |
Fachada da estação de Brumado em 02/2009. Foto
Andresa Souza Caires |
Fachada da estação de Brumado em 02/2009. Foto
Andresa Souza Caires |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
27.09.2018
|
|