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E.
F. Centro-Oeste da Bahia (1905-1939)
V. F. F. Leste Brasileiro (1939-1975)
RFFSA (1975-1996) |
TRARIPE
Município
de Santo Amaro, BA (1905-1961)
Município
de Amélia Rodrigues, BA (1961-) |
Linha Sul
- km 73,051 (1960) |
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BA-3875 |
Altitude: 31 m |
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Inauguração: 1905 |
Uso atual: desconhecido |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1942 |
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HISTORICO
DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união
das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século
19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco,
a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando
finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea
Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas
linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador
e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos
da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus
diversos pedaços desde cada uma de suas origens até
a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho
Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos
1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas
por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu. |
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A ESTAÇÃO: A estação de Traripe
foi inaugurada em 1883 pela E. F. Centro-Oeste.
A partir de 1941,
já com a V. F. F. Leste Brasileiro, a linha foi prolongada
e uma nova estação foi construída em 1942,
talvez em ponto não exatamente o mesmo da velha estação,
já que ela passou a fazer parte da linha nova Salvador-Monte
Azul, completada em 1950.
Atualmente pertence ao município de Amélia Rodrigues, desmembrado do de Santo Amaro em 1961.
Não há, infelizmente,
maiores informações sobre as estações
de Traripe, "nova" e velha, nem de seu atual estado.
ACIMA: Mapa original das estradas de ferro na
Bahia em 1900 mostrando 4 ferrovias distintas e separadas entre
si (em preto). Uma delas jamais foi juntada às outras (a
E. F. Nazaré, ao sul no mapa). Em vermelho, como ficou (aproximadamente,
pois houve retificações e também o aparecimento
nessa época da E. F. Centro-Oeste da Bahia, que também
entrou na junção) após os anos 1940. Traripe
estava até os anos 1940 na E. F. Santo Amaro (Mapa original
extraído do Almanaque Brasileiro
Garnier, de 1907).
(Fontes:
Guias Levi, 1932-84; www.banguê.com.br; Almanaque Brasileiro
Garnier, 1906; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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A estação em 1942. Relatório VFFLB, 1942
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Atualização:
27.05.2020
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