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E. F. Centro-Oeste
da Bahia (1905-1939)
V. F. F. Leste Brasileiro (1939-1975)
RFFSA (1975-1996) |
BURANHEM
Município de |
Linha Sul - km 68,231 (1960) |
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BA-2393 |
Altitude: 80 m |
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Inauguração: 26.05.1905 |
Uso atual: abandonada e em ruínas (2008) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas
de diversas ferrovias quase todas originadas no século 19,
como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco,
a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando
finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea
Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas
linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador
e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos
da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus
diversos pedaços desde cada uma de suas origens até
a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho
Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos
1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas
por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Buranhem, inaugurada em 1905 pela E. F. Centro-Oeste, era
também a estação terminal da linha da E. F. Centro-Oeste
da Bahia que partia da estação de Água Comprida
(hoje Simões Filho). A suposição é
que a estação foi construída exatamente para
que servisse de entroncamento para a E. F. Santo Amaro, que já
existia desde 1883 e era uma ferrovia isolada.
A outra suposição é que, como existe hoje um
povoado chamado Buranhem Velho, a EFSA passasse por ali, e
a chegada da linha da Centro-Oeste tivesse deslocado a estação
de local. Por isso, embora haja fontes que dão a inauguração
da estação do Buranhem como sendo 1883, junto
com a EFSA, outras a dão como sendo 1905, data da abertura
da EFCOB.
A partir de 1941, já com a V. F. F. Leste Brasileiro, a linha
foi prolongada, construindo-se ali uma bifurcação que
de um lado seguia até Santo Amaro, e de outro, até
Bom Jardim (depois Catuiçara). O primeiro trecho
acabou sendo prolongado até a estação de Afligidos,
onde pouco além se uniria com o antigo ramal de Feira
da já extinta Central da Bahia, na estação de
Conceição de Feira.
Dessa forma, nos anos 1940, Salvador foi ligado a Cachoeira
e a Malhada de Pedras, já bem próxima ao seu
destino final, Monte Azul, que seria atingido em 1950. Buranhem
passou, então, a fazer parte da linha Sul juntamente
com todo o antigo ramal.
"Ok! Ok! Decodificando mensagem/solidão com janela
de frente pro mar/Rebobinando! Faz tempo a precisão / De trem
O Cachoeira. Baldeio em Buranhem / Tempo do menino / Terra Nova pra
Bahia / uma festa! Fazer volta do tempo / Do trem / Debruçar
na janela / E ver de Mapele/ De Água Comprida / O mar! / Olhe
o mar! / Olhar o mar / Vê o mar / Vou ir olhar o mar / Beleza
/ Tv plugou depois / Não tirou onda / Não rolou na roça/
Ficou o encanto / Vê o mar / Primeiro mar / Primeira vez / Mapele,
Água Comprida / O trem partiu / Não é mais Bahia/
Virou Salvador / Mas o mar ta lá. / Da três dois quatro
/ Ainda vejo / Não ficou no canto / E vou botar / Nas ramagens
do mangue / Janela pra mão no queixo / de frente pro mar /
Pro mar" (www.banguê.com.br).
A estação estava em ruínas em 2008.
1920
AO LADO: Aprovada a construção da linha Conceição de Feira-Buranhem (O Estado de São
Paulo, 5/6/1920). |
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1939
AO LADO: A ligação
entre a estação e a de Buranhem já estava
em construção em 1939 (O Estado de S. Paulo,
8/3/1939).
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ACIMA: Mapa original das estradas de ferro
na Bahia em 1900 mostrando 4 ferrovias distintas e separadas entre
si (em preto). Uma delas jamais foi juntada às outras (a E.
F. Nazaré, ao sul no mapa). Em vermelho, como ficou (aproximadamente,
pois houve retificações e também o aparecimento
nessa época da E. F. Centro-Oeste da Bahia, que também
entrou na junção) após os anos 1940. Buranhem
estava na junção da E. F. Santo Amaro e da E. F. Centro-Oeste
da Bahia, entre Santo Amaro e Mapele, sendo que esta ferrovia sairia
de Agua Comprida, hoje Simões Filho (Mapa original extraído
do Almanaque Brasileiro Garnier, de 1907).
(Fontes: Almanaque Brasileiro Garnier,
1906; www.banguê.com.br; Guia Geral das Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84) |
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A estação em ruínas, em outubro de 2008.
Autor desconhecido |
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Atualização:
17.10.2018
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