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E.
F. Centro-Oeste da Bahia (1900-1913)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1913-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SÃO
GONÇALO Município
de Candeias, BA |
Linha tronco
- km 48,275 (1960) |
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BA-4316 |
Altitude: 61 m |
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Inauguração: 26.05.1905 |
Uso atual: desconhecido |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A linha Sul, Mapele-Monte Azul, foi formada pela união
das linhas de diversas ferrovias quase todas originadas no século
19, como a E. F. Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco,
a E. F. de Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando
finalmente unidas sob o nome de Viação Férrea
Federal do Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas
linhas unidas e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador
e Mapele à localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos
da E. F. Central do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus
diversos pedaços desde cada uma de suas origens até
a linha completa, desaparecendo em 1979, quando somente faziam o trecho
Iaçu-Monte Azul, no sul, e até o início dos anos
1980 entre Mapele e Candeias. Hoje a linha é utilizada apenas
por trens cargueiros, que sofrem para passar pelo gargalo do rio Paraguassu. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de São Gonçalo foi aberta
em 1900 (ou em 1905, como afirma o Guia Geral de 1960?), no que viria
a ser o ramal de Água Comprida (hoje Simões
Filho)-Buranhem pela então E. F. Centro Oeste da
Bahia.
Em 1908, o ramal teria sido completado até Buranhem,
depois de modificações no traçado original do
plano.
A partir de 1948, a estação passou a fazer parte da linha Sul,
com a união das estações de Santo Amaro,
Afligidos e Conceição da Feira.
Ainda
segundo o Guia de 1960, São Gonçalo era uma parada simples
(uma PE). Estive na região, mas não consegui
nenhuma informação. A dificuldade em percorrer de carro
a linha de perto entre as estações de Candeias
e de Cinco Rios, onde se encontra a parada, dificultou demais
a procura quando lá estive, tanto em 2005 quanto em 2006.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2005;
Revista Ferroviária, 08/1965; Guias Levi, 1932-84; Mapa - acervo
R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
12.09.2020
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