|
|
E. F. Centro-Oeste
da Bahia (1900-1913)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1913-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CINCO
RIOS
Município de São Sebastião
do Passé, BA (veja o local) |
Linha tronco - km 52,895 (1960) |
|
BA-3015 |
Altitude: 56 m |
|
Inauguração: 1900 |
Uso atual: demolida (2005) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A linha Sul,
Mapele-Monte Azul, foi formada pela união das linhas de diversas
ferrovias quase todas originadas no século 19, como a E. F.
Central da Bahia, a E. F. Bahia ao São Francisco, a E. F. de
Santo Amaro e a E. F. Centro-Oeste da Bahia, que, quando finalmente
unidas sob o nome de Viação Férrea Federal do
Leste Brasileiro (VFFLB) entre 1935 e 1939, tiveram suas linhas unidas
e prolongadas de forma a, em 1951, ligarem Salvador e Mapele à
localidade mineira de Monte Azul, ponta dos trilhos da E. F. Central
do Brasil. Trens de passageiros passaram pelos seus diversos pedaços
desde cada uma de suas origens até a linha completa, desaparecendo
em 1979, quando somente faziam o trecho Iaçu-Monte Azul, no
sul, e até o início dos anos 1980 entre Mapele e Candeias.
Hoje a linha é utilizada apenas por trens cargueiros, que sofrem
para passar pelo gargalo do rio Paraguassu. |
|
A ESTAÇÃO: Foi com a criação
das usinas de açúcar que começou o processo de
concentração da propriedade na região provocando
o abandono das antigas sedes dos engenhos incorporados. As Usinas
Passagem e São Carlos, que mais tarde se fundiriam,
incorporaram por exemplo, os engenhos Passagem, Velho Botelho,
Subaé, Cazumba. A usina de Cinco Rios
incorporou o engenho do mesmo nome, Sapucaia, Cassarangongo,
Paramirim, etc. A estação de Cinco Rios
foi aberta em 1900 (o Guia Geral de 1960 dá, no entanto, a
data de 1907), então como ponta de linha, no que viria a ser
o ramal de Água Comprida (hoje Simões Filho)
a Buranhem, pela então E. F. Centro Oeste da Bahia.
Em 1908, o ramal teria sido completado até Buranhem,
depois de modificações no traçado original do
plano. A partir de 1948, passou a fazer parte da linha Sul,
com a união das estações de Santo Amaro,
Afligidos e Conceição da Feira. Ao lado
da estação e da usina ficava - e fica até hoje
- o povoado de Maracangalha, imortalizado por Dorival Caimmi
("Eu vou pra Maracangalha, eu vou... eu vou de chapéu
de palha, eu vou..."). A usina foi fechada em 1987 e em 2007
estava em ruínas. A estação havia sido demolida,
não sobrou nem a plataforma. Maracangalha, por sua vez,
sem usina e sem estação, ainda resiste.
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Paulo
Ormindo David de Azevedo; Revista Ferroviária, 08/1965; IBGE;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de Cinco Rios, anos 1950. IBGE |
À esquerda da linha, onde há um pequeno marco
de quilometragem, era onde a estação ficava. Foto
Ralph M. Giesbrecht em 21/05/2006 |
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
25.12.2013
|
|