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E. F. Bahia ao São
Francisco (1860-1911)
Cia. Chemins de Fer Federaux du L'Est Brésilien (1911-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1996)
CBTU (1996-2021) |
PARIPE
Município de Salvador, BA |
Linha tronco - km 13,509 (1960) |
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BA-2397 |
Altitude: |
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Inauguração: 28.06.1860 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos (desativada tmporariamente) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1981 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da Viação Ferrea do Leste Brasileiro (VFFLB) era a linha
original da E. F. Bahia ao São Francisco, aberta entre 1860
e 1863 e ligando a estação da Calçada, em Salvador,
à de São Francisco, em Alagoinhas, ainda bem longe do
rio do mesmo nome. Esta linha foi incorporada pelo Governo baiano
em 1903, repassada a outros concessionários até que
em 1911 foi entregue à concessão da Cia. Chemins de
Fer Federaux du L'Est Bresilien, de capital francês. Em 1935,
a VFFLB foi criada pelo Governo para ficar com o acervo dos franceses,
já sem interesse de mantê-la. Em 1975 foi definitivamente
incorporada pela RFFSA como uma de suas divisões, depois de
ter sido uma das constituintes desta, em 1957. O último trem
de passageiros de longo percurso passou pela linha nos anos 1980,
e hoje (2005) trafegam, no trecho Calçada-Paripe, apenas trens
elétricos metropolitanos, ainda sob a batuta da CBTU. Hoje
todas as linhas baianas que sobram em atividade estão sob a
concessão da Ferrovia Centro-Atlântica (FCA). |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Paripe foi inaugurada em 1860 com o nome de Olaria.
O prédio atual foi construído muito depois, específico
para os trens de subúrbio. Paripe é hoje a última
estação, o ponto final dos trens suburbanos tocados
pela CBTU. A linha
de subúrbios entre as estações de Lobato e do Paripe corre sempre junto ao mar e é um trajeto
muito bonito. Paripe, bem como várias estações
do trecho, era zona de veraneio até os anos 1960/70; hoje é
um bairro popular. Em 1992, o tempo de percurso entre Calçada e Paripe era de 25 minutos, com trens velhos elétricos
que corriam a 35 km/hora. As linhas são duplas já desde
os anos 1940. Originalmente, aliás, a linha tinha
a bitola de 1,60m, mas nos anos 1910 passou para bitola métrica.
Houve épocas em que esse subúrbios corriam até
a estação de Simões Filho. Santurian afirma que isso ocorreu até 1972. Em 1978, o Guia Levi
mostra um trem Salvador a Candeias com dois horários
diários. Em 1981, a estação atual foi construída
substituindo a anterior.
A estação continuou sendo utilizada para os
trens suburbanos tocados pela CBTU até o dia 16/2/2021, quando todo o trecho entre a Calçada até Paripe foi fechado para que obras do futuro VLT fossem feitas. Um ano depois, as obras não estavam prontas e nenhum trem atendia ao trecho.
ACIMA: Vale do Paripe. À esquerda, supostamente,
o pátio da estação original de Paripe (Gravura
do Illustrated London News, 20/10/1860).
ACIMA: Localização da estação
de Paripe- a linha é o traço preto no mapa. CLIQUE SOBRE
A FIGURA PARA VER O PERCURSO INTEIRO (Mapa de Salvador - Universidade
Católica de Salvador, 2000).
ACIMA: Trem da CBTU parado
em Paripe (Foto Vagner Costa, dezembro de 2008).
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local, 2005; Alexandre Santurian;
Vagner Costa, 2008; Universidade Católica de Salvador;
Illustrated London News, 1860; Cyro Deocleciano
R. Pessoa Jr.: Estudo Descritivo das Estradas de Ferro do Brazil,
1886; RFFSA: Relatório da SR-7, 1984; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-84) |
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A linha após a estação, sentido Aratu,
abandonada. Foto Ralph M. Giesbrecht em 16/01/2005 |
A estação de Paripe vista do portão que
fecha a linha. No pátio, o trem da CBTU aguardando partida.
Foto Ralph M. Giesbrecht em 16/01/2005 |
A estação de Paripe com o trem da CBTU aguardando
partida. Foto Ralph M. Giesbrecht em 16/01/2005 |
Entrada da estação de Paripe em 12/2008. Foto
Vagner Costa |
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Atualização:
26.03.2023
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