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Cia. Chemins de
Fer Federaux du L'Est Brésilien (1917-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1994) |
PINDOBAÇU
Município de Pindobaçu, BA |
Linha Centro-Sul - km 485,023 (1960) |
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BA-3948 |
Altitude: 431 m |
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Inauguração: 01.03.1917 |
Uso atual: em pé (2009) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Senhor do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego
ferroviário aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha
Centro, a linha foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro
trecho chegou a Pindobaçu até 1937, quando chegou a
Barra (Mundo Novo), de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha
saiu para alcançar Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa)
em 1951. Trens de passageiros circulavam pelos dois ramais isolados
um do outro desde o início. Bastante próximas, Flores
e Barra foram unidas e em 1953 a linha já funcionava em toda
a sua extensão. Por ela andava o "Trem da Grota",
extinto em 1977. O próprio ramal foi suprimido depois disso
(oficialmente, em 1994) em condições não muito
bem explicadas, pois era uma variante que encurtava a linha Norte-Sul
no País, além de evitar o gargalo do rio Paraguassu,
em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe dessa linha a não
algumas das antigas estações. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Pindobaçu foi inaugurada em 1917, segundo o Guia
Geral de Estradas de Ferro do Brasil de 1960. Segundo um texto
na Wikipedia, a data seria 1914: no entanto, não parece possível,
pois o ramal foi realmente inaugurado em 1917. O que poderia ter ocorrido
é que o início das obras de construção
da linha e da estação tenha sido no ano de 1914. O texto
diz: "A povoação permaneceu com o nome de Lamarão até o ano
de 1914, ano em que foi inaugurada a estação ferroviária de Pindobaçu
e a mudança do nome do lugar tem uma explicação muito curiosa. Quando
o prédio da estação ficou pronto o nome da localidade deveria ser
colocado em seu frontispício, mas os engenheiros da Leste Brasileira
acharam que o nome de Lamarão era muito feio para batizar aquele prédio
novo e bonito. Decidiram então consultar os moradores
acerca de uma possível mudança quanto ao nome da localidade. A consulta
foi realizada na residência de Emílio Hilarião. Os moradores consentiram
com a mudança, mas não sabiam qual seria o novo nome. Ocorreu
que dentre os engenheiros da Leste Brasileira havia um que era estudioso
do idioma tupi-guarani, o qual explanou aos presentes que devido a
abundância de palmeiras de babaçu naquela região ele propunha que
o lugar deveria passar a se chamar Pindobassu, o que no idioma tupi
que dizer "palmeira alta". A aceitação foi geral".
A estação e a cidade foram por algum tempo ponto final
de uma linha de trens de passageiros que partia de Senhor do Bonfim.
Em 1953, essa linha ainda existia, mesmo existindo outra que passava
pela cidade, vinda também de Senhor do Bonfim e seguindo
para Barra (atual Mundo Novo).
A estação ainda estava de pé em 2009, bem conservada,
embora as fotos abaixo mostrassem um provável "puxadinho"
(ou dois), muito provavelmente construído(s) após a
sua desativação. Fica na praça Emílio
Hilarião.
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros - sempre mistos - pararam nesta estação
de 1917 a 1977. Ao lado, um destes trens está próximo
à cidade de Jacobina, nos anos 1960. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
ACIMA: Celebração na estação
de Pindobaçu em 1937 (http://falandotudo.com/index.php/
pindobacu-chegada-do-trem-em-1937).
(Fontes: Roosevelt Reis; Victor Hugo Santos;
Wikipedia, página de Pindobaçu; http://falandotudo.com/index.php/pindobacu-chegada-do-trem-em-1937;
VFFLB: Relatório, 1942; Guia Geral de Estradas de Ferro do
Brasil, 1960; Mapas - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação em 1941, depois de remodelada. Relatorio
VFFLB de 1942 |
A estação em 01/2009. Foto Victor Hugo Santos
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A estação em 01/2009. Foto Victor Hugo Santos |
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Atualização:
27.05.2020
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