|
|
V. F. F. Leste Brasileiro
(1945-1975)
RFFSA (1975-1994) |
ITACURUBI
Município de |
Linha Centro-Sul - km 498,232 (1960) |
|
BA-3950 |
|
|
Inauguração: 1945 |
Uso atual: n/d |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: A linha Senhor
do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário
aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha
foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou
a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo),
de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar
Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros
circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início.
Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a
linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela
andava o "Trem da Grota", extinto em 1977. O próprio
ramal foi suprimido depois disso (oficialmente, em 1994) em condições
não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava
a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo
do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe
dessa linha a não algumas das antigas estações. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de Itacurubi foi inaugurada em 1945, segundo
o Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil de 1960. Era uma
parada. Não se tem qualquer outro dado sobre ela.
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
- sempre mistos - pararam nesta estação de 1945
a 1970. Ao lado, um destes trens está próximo
à cidade de Jacobina, nos anos 1960. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
(Fontes: Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1932-1979; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
12.10.2010
|
|