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Cia. Chemins de
Fer Federaux du L'Est Brésilien (1923-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1994) |
MIGUEL
CALMON
Município de Miguel Calmon, BA |
Linha Centro-Sul - km 590,717 (1960) |
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BA-3066 |
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Inauguração: 12.10.1923 |
Uso atual: estação rodoviária
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1940 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Senhor
do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego ferroviário
aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha Centro, a linha
foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro trecho chegou
a Pindobaçu até 1937, quando chegou a Barra (Mundo Novo),
de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha saiu para alcançar
Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa) em 1951. Trens de passageiros
circulavam pelos dois ramais isolados um do outro desde o início.
Bastante próximas, Flores e Barra foram unidas e em 1953 a
linha já funcionava em toda a sua extensão. Por ela
andava o "Trem da Grota", extinto em 1977. O próprio
ramal foi suprimido em 1984 (oficialmente, em 1994) em condições
não muito bem explicadas, pois era uma variante que encurtava
a linha Norte-Sul no País, além de evitar o gargalo
do rio Paraguassu, em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe
dessa linha a não algumas das antigas estações. |
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ACIMA: A linha Iaçu-Bonfim, conforme
projeto do ano de 1910. Iaçu na época ainda
se chamava Sítio Novo, na linha da Central da Bahia,
ao sul. A construção se deu a partir dos anos
seguintes, e os primeiros trechos foram entregues em 1917,
partindo dos dois extremos do projeto. O trajeto final não
foi muito diferente do que aparece no mapa. A linha, no entanto,
somente veio a ficar pronta com a junção dos
dois ramais que partiam de Iaçu e de Bonfim, no ano
de 1951, quando as prioridades já eram diferentes e
a situação das ferrovias em todo o Brasil já
não era nada promissora. Notar que as linhas de Mundo
Novo para o oeste e de Jacobina para o leste jamais foram
construídas (Mapa do livro Viação Ferrea
da Bahia, de Elpídio de Mesquita, 1910).
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A ESTAÇÃO: A
estação de Miguel Calmon foi inaugurada
em 1923. Na abertura da estação, o povoado se
chamava então Canabrava, que foi, provavelmente,
o nome original da estação. O município
foi instalado logo
ACIMA: Ponte ferroviária provisória
em Miguel Calmon, em 1923. ABAIXO: a ponte definitiva, já
sem trilhos, em 2008 (Acervo Pedro Genezio).
depois, em agosto de 1924, assumindo a partir daí o
nome atual, como homenagem a um político baiano. A
chegada da ferrovia à cidade não resolveu somente
o problema de transporte; resolveu também o abastecimento
de água, pois era a Chemins de
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
- sempre mistos - pararam nesta estação de 1923
a 1977. Ao lado, um destes trens está próximo
à cidade de Jacobina, nos anos 1960. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
Fer que doou ao município água canalizada das Cabaceiras
até a caixa d'água, onde a máquina a vapor seria abastecida,
e também à população, que antes
se servia de água trazida em lombo de burro. De dezembro de
1930 a dezembro de 1943, a cidade teve o nome
alterado para Djalma Dutra,
um dos elementos da Coluna Prestes; a estação,
no entanto, manteve o nome de Miguel Calmon. Possivelmente
o nome da estação se manteve porque esta ficava
longe da cidade, que voltou a ter o nome da estação
no início de 1944. Nesta mesma época, o prédio
anterior (primeira foto abaixo) foi substituído pelo
atual. Por ali passaram trens de passageiros até fevereiro
de 1977. A estação hoje serve como estação
rodoviária, está bem preservada externamente
e segue o padrão das estações construídas
pela VFFLB durante os anos 1940.
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ACIMA:
O Ministro Miguel Calmon (Revista da Semana, 18/11/1922). |
ACIMA: Mapa dos anos 1950
mostra a linha passando pelo município de Miguel Calmon (IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
(Fontes: Roosevelt Reis, 2008; Ricardo Barros de Araújo, 2008;
IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, 1960;
Elpídio de Mesquita: Viação Ferrea da Bahia,
1910; Revista da Semana, 1922; www.miguelcalmon.ba.gov.br; Guia Geral
das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1932-1980;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação original, nos anos 1930, quando a cidade
se chamava Djalma Dutra. Acervo Pedro Genezio |
A estação em 2008. Foto Ricardo Barros de Araújo |
A estação em 2008. Foto Janete Belitardo |
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Atualização:
19.02.2012
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