|
|
Cia. Chemins de
Fer Federaux du L'Est Brésilien (1923-1935)
V. F. F. Leste Brasileiro (1935-1975)
RFFSA (1975-1994) |
FRANÇA
Município de Piritiba, BA |
Linha Centro-Sul - km 610,206 (1960) |
|
BA-3065 |
Altitude: 511 m |
|
Inauguração: 12.10.1923 |
Uso atual: abandonada e em ruínas (2022) |
|
com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha Senhor do Bonfim-Iaçu foi entregue ao tráfego
ferroviário aos poucos. Enquanto de Senhor do Bonfim, na linha
Centro, a linha foi sendo construída desde 1917, quando o primeiro
trecho chegou a Pindobaçu até 1937, quando chegou a
Barra (Mundo Novo), de Paraguassu (Iaçu), na linha Sul, a linha
saiu para alcançar Itaíba em 1928 e Flores (Rui Barbosa)
em 1951. Trens de passageiros circulavam pelos dois ramais isolados
um do outro desde o início. Bastante próximas, Flores
e Barra foram unidas e em 1953 a linha já funcionava em toda
a sua extensão. Por ela andava o "Trem da Grota",
extinto em 1977. O próprio ramal foi suprimido depois disso
(oficialmente, em 1994) em condições não muito
bem explicadas, pois era uma variante que encurtava a linha Norte-Sul
no País, além de evitar o gargalo do rio Paraguassu,
em Cachoeira, na linha Sul. Hoje nada mais existe dessa linha a não
algumas das antigas estações. |
|
A ESTAÇÃO: A estação
de França foi inaugurada em 1923. A data exata consta
da Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, do
IBGE, vol. XXI, de 1960.
França é um distrito afastado do município
de Piritiba, que teve a estação aberta 11 anos
antes da estação da sede da cidade.
Teve trens de passageiros até por volta de 1978, pelo menos
é o que se depreende dos Guias Levi.
"O povoado do França, no município de Piritiba,
foi uma localidade próspera nos áureos tempos da estrada de ferro.
Era uma das paradas do ramal Bonfim/Piritiba e também ficava ali
instalada a única oficina de trens desse trecho, onde eram feitos
os reparos em locomotivas e vagões. Hoje esta estação e o galpão da
oficina da Leste se encontram em estado de total abandono e esquecimento
pelo poder público" (Jornal Primeira Página, Jacobina:
Estação do França está em ruínas, 30/3/2002, p. 2)".
"A antiga estação ferroviária localizada no distrito de França,
em Piritiba, encontra-se em ruínas e em total abandono, o que deixa
os moradores bastante tristes com tamanho descaso" (Elimário
Teixeira, Piritiba, BA, em 30/05/2006).
A Estação de França possuiu um pontilhão e uma oficina de vagões, segundo Edvando Nery (2022). Em 2022 estava tudo em ruínas.
|
TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros - sempre mistos - pararam nesta estação
de 1923 a 1977. Ao lado, um destes trens está próximo
à cidade de Jacobina, nos anos 1960. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1964 (Guias Levi). |
ACIMA: Mapa dos anos
1950 mostra a linha passando pelo município de Piritiba e também
por França, esta bem ao norte, na divisa municipal (IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. VII, 1960).
ACIMA: Ruínas da oficina de vagões em França em 2022 (Foto Edvando Neri em 11/07/2022).
ACIMA: Ruínas da ponte sobre o rio Jacuí em França em 2022 (Foto Edvando Neri em 11/07/2022)
ACIMA: Ruínas da estação de França em 2022 (Foto Edvando Neri em 11/07/2022).
(Fontes: Elimário
Teixeira; Roosevelt Reis; Ricardo Barros de Araújo; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vols. VII e XXI, 1960; Fabiana
Machado da Silva: O trem das grotas: A ferrovia Leste-Brasileiro e
seu impacto social em Jacobina, UNEB/Santo Antonio de Jesus, 2009;
Jornal Primeira Página, Jacobina: Estação do França está em ruínas,
30/3/2002, p. 2; Inventariança da RFFSA: Anexo 1 ao Termo de Transferência
no. 587/2010, 2010; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, 1932-80; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação de França, abandonada... |
...não parece tão mal quando olhada de frente... |
...mas, no fundo, é só ruína. Fotos Ricardo
Barros de Araújo |
|
|
|
|
Atualização:
22.07.2022
|
|