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E. F. Santo Amaro
(1883-1939)
V. F. F. Leste Brasileiro (1939-1964) |
JACU
Município de Teodoro Sampaio, BA |
Ramal de Catuiçara ou de Santo Amaro - km 93,006 (1960) |
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BA-3009 |
Altitude: - |
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Inauguração: 04.12.1883 |
Uso atual: desconhecido |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. de
Santo Amaro foi construída em 1883 partindo da estação
de Santo Amaro e atingindo a estação de Jacu, e apenas
em 1912 foi prolongada até Bom Jardim (hoje Catuiçara).
Era um ramal construído para atender aos usineiros da região.
Era uma linha que se ligava à linha que vinha de Salvador pela
estação de Buranhem, comum às duas linhas. Esta
era também ponta do ramal de Buranhem, que partia de Água
Comprida (Simões Filho). Pelo que se pôde deduzir, a
ferrovia somente foi aberta ao transporte público por volta
de 1940, quando, incorporada à V. F. F. Leste Brasileiro, transformou-se
num de seus ramais. Várias modificações e retificações
de linha durante os anos 1940 deixaram o trecho Santo Amaro-Buranhem
fazendo parte da nova linha Sul e o trecho que sobrou, Buranhem-Catuiçara,
passou a ser o ramal de Catuiçara. Este por sua vez funcionou
até 1964, quando foi desativado. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Jacu foi inaugurada em 1883, com o ramal, pela E. F. Santo Amaro (ver caixa abaixo, de 1883).
Originalmente
o ramal saía de Santo Amaro e ia até Jacu,
que por muitos anos foi ponto final do ramal. O trecho de Jacu
a Bom Jardim foi construído pelos proprietários
da fábrica Central de Bom Jardim, o Visconde de Oliveira
e o Barão de Jeremoabo.
Em 01 de junho de 1884 eles
solicitaram à direção da estrada de Santo
Amaro entroncar uma linha férrea, por três quilômetros
de extensão, à estação de Jacu,
construindo mais três quilômetros de linha.
Em 1939, houve
a incorporação da E. F. Santo Amaro pela Viação
Férrea Federal do Leste Brasileiro (VFFLB).
Quando o principal transporte ainda
era o trem do ramal, os dias de feira eram programados, nos lugarejos
próximos, que eram distritos de Santo Amaro de
forma que os feirantes pudessem participar das feiras, pois parte
deles circulava de uma para outra. Assim a feira de Jacuípe era domingo, a de Terra Nova era segunda, a de Catuiçara era sábado, como também a do Jacu. Todos esses
locais faziam parte do trecho ferroviário facilitando o deslocamento
dos feirantes de uma para a outra feira.
O ramal de Catuiçara foi fechado em 25/05/1964, de acordo com ferroviários da região.
Após 46 anos, em 2010, o ramal de Catuiçara e
seu patrimônio imobiliário ainda pertencem ao espólio
da RFFSA e foram nesse ano transferidos para o Serviço de Patrimônio
da União (SPU). No relatório publicado nesse ano pela
Inventariança da RFFSA, ainda constam terrenos da ferrovia
no município de Teodoro Sampaio (difícil saber
se são a totalidade de terrenos que existiam ainda na época
em que a ferrovia existia e funcionava), mas o nome da ex-estação
de Jacu ou de seu pátio não é citado.
Teriam esses terrenos e imóveis sido alienados?
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1883
AO LADO: O estado da estação original (de 1878) era lamentável em fins de 1883 . Esse prédio de madeira foi substituído por outro em 1884 e este por putro em 1911 (A Provincia de S. Paulo, 27/12/1883). |
ACIMA: Mapa do ramal de Catuiçara e ramais
secundários e particulares das usinas - sem escala. A estação
de Jacu aparece à esquerda no ramal. CLIQUE PARA VER O MAPA
EM MAIOR RESOLUÇÃO (www.bangue.com.br).
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TRENS - Apesar de os trens de passageiros trafegarem no ramal desde
seu início, os guias de horários mostram paradas
nesta estação apenas entre 1939 e 1964. Também
não existem fotos conhecidas dos trens nesse ramal. A
foto ao lado mostra a única fotografia encontrada que
mostra a linha (à esquerda, em curva) em Terra Nova.
Veja aqui horários
em 19xx (Guias Levi). |
(Fontes: www.bangue.com.br; Inventariança
da extinta RFFSA: Anexo I ao termo de transferência nro. 587/2010
- Imóveis não operacionais da extinta RFFSA transferidos
para o SPU, p. 1/12, 9/12 e 11/12; Guia Geral de Estradas de
Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
24.06.2020
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