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Indice de estações
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Jacu
Catuiçara
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Ramal de Catuiçara - 1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Santo Amaro
(1883-1939)
V. F. F. Leste Brasileiro (1939-1964) |
CATUIÇARA
(antiga BOM JARDIM)
Município de Teodoro Sampaio, BA |
Ramal de Catuiçara ou de Santo Amaro - km 98,030
(1960) |
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BA-3008 |
Altitude: 103 m |
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Inauguração: 1912 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. de
Santo Amaro foi construída em 1883 partindo da estação
de Santo Amaro e atingindo a estação de Jacu, e apenas
em 1912 foi prolongada até Bom Jardim (hoje Catuiçara).
Era um ramal construído para atender aos usineiros da região.
Era uma linha que se ligava à linha que vinha de Salvador pela
estação de Buranhem, comum às duas linhas. Esta
era também ponta do ramal de Buranhem, que partia de Água
Comprida (Simões Filho). Pelo que se pôde deduzir, a
ferrovia somente foi aberta ao transporte público por volta
de 1940, quando, incorporada à V. F. F. Leste Brasileiro, transformou-se
num de seus ramais. Várias modificações e retificações
de linha durante os anos 1940 deixaram o trecho Santo Amaro-Buranhem
fazendo parte da nova linha Sul e o trecho que sobrou, Buranhem-Catuiçara,
passou a ser o ramal de Catuiçara. Este por sua vez funcionou
até 1964, quando foi desativado. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Bom Jardim foi inaugurada em 1912, de acordo com o Guia
Geral de Estradas de Ferro do Brasil, de 1960, pela E. F. Santo
Amaro. Originalmente o ramal saía de Santo Amaro e ia
até Jacu.
O trecho de Jacu a Bom Jardim
foi construído pelos proprietários da fábrica
Central de Bom Jardim, o Visconde de Oliveira e o Barão
de Jeremoabo.
Em 01 de junho de 1884 eles solicitaram à
direção da estrada de Santo Amaro entroncar uma
linha férrea, por três quilômetros de extensão,
à estação de Jacu, construindo mais três
quilômetros de linha. (Nota do autor: a distância entre
Jacu e Bom Jardim, hoje Catuiçara, é de cerca de 5 km.
A estação teria sido inaugurada somente em 1912, 28
anos após a autorização pedida para o prolongamento.
Estará correto isto?)
Em 1939, houve a incorporação
da E. F. Santo Amaro pela Viação Férrea Federal
do Leste Brasileiro (VFFLB).
Nos anos 1940, a estação
teve o nome alterado para Catuiçara.
Quando o principal
transporte ainda era o trem do ramal, os dias de feira eram programados,
nos lugarejos próximos que fossem distritos de Santo
Amaro de forma que os feirantes pudessem participar das feiras,
pois parte deles circulava de uma para outra. Assim a feira de Jacuípe era domingo, a de Terra Nova era segunda, a de Catuiçara era sábado, como também a do Jacu. Todos esses
locais faziam parte do trecho ferroviário facilitando o deslocamento
dos feirantes de uma para a outra feira. Hoje o local em que ela está
tem o nome de Teodoro Sampaio, emancipado como município.
Em 19 de maio de 1964, a RFFSA determinou a suspensão do tráfego e depois o levantamento (arrancamento) dos trilhos do ramal (RFFSA/RI-31). O ramal de Catuiçara foi fechado em 25.05.64, de acordo
com ferroviários da região.
Após 46 anos, em
2010, o ramal de Catuiçara e seu patrimônio imobiliário
ainda pertencem ao espólio da RFFSA e foram nesse ano transferidos
para o Serviço de Patrimônio da União (SPU). No
relatório publicado nesse ano pela Inventariança da
RFFSA, ainda constam terrenos da ferrovia no município de Teodoro
Sampaio (difícil saber se são a totalidade de terrenos
que existiam ainda na época em que a ferrovia existia e funcionava)
em seu nome. Nele está também a afirmação
que o terreno existe, mas que a estação foi demolida.
ACIMA: Mapa do ramal de Catuiçara e ramais
secundários e particulares das usinas - sem escala. A estação
de Catuiçara, ainda com o nome de Bom Jardim, aparece na extrema
esquerda do ramal. CLIQUE PARA VER O MAPA EM MAIOR RESOLUÇÃO (www.bangue.com.br).
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TRENS - Apesar de os trens de passageiros trafegarem no ramal desde
seu início, os guias de horários mostram paradas
nesta estação apenas entre 1939 e 1964. Também
não existem fotos conhecidas dos trens nesse ramal. A
foto ao lado mostra a única fotografia encontrada que
mostra a linha (à esquerda, em curva) em Terra Nova.
Veja aqui horários
em 19xx (Guias Levi). |
(Fontes: www.bangue.com.br; Inventariança
da extinta RFFSA: Anexo I ao termo de transferência nro. 587/2010
- Imóveis não operacionais da extinta RFFSA transferidos
para o SPU, p. 1/12, 9/12 e 11/12; Guia Geral de Estradas de
Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
24.06.2020
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