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E. F. Santo Amaro
(1883-1939)
V. F. F. Leste Brasileiro (1939-1964) |
CEÉM
Município de Terra Nova, BA |
Ramal de Catuiçara ou de Santo Amaro - km 83,208 (1960) |
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BA-3032 |
Altitude: |
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Inauguração: 1883 |
Uso atual: n/d |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A E. F. de
Santo Amaro foi construída em 1883 partindo da estação
de Santo Amaro e atingindo a estação de Jacu, e apenas
em 1912 foi prolongada até Bom Jardim (hoje Catuiçara).
Era um ramal construído para atender aos usineiros da região.
Era uma linha que se ligava à linha que vinha de Salvador pela
estação de Buranhem, comum às duas linhas. Esta
era também ponta do ramal de Buranhem, que partia de Água
Comprida (Simões Filho). Pelo que se pôde deduzir, a
ferrovia somente foi aberta ao transporte público por volta
de 1940, quando, incorporada à V. F. F. Leste Brasileiro, transformou-se
num de seus ramais. Várias modificações e retificações
de linha durante os anos 1940 deixaram o trecho Santo Amaro-Buranhem
fazendo parte da nova linha Sul e o trecho que sobrou, Buranhem-Catuiçara,
passou a ser o ramal de Catuiçara. Este por sua vez funcionou
até 1964, quando foi desativado. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Ceém, também chamada de Ponto Ceém,
foi inaugurada em 1883 pela E. F. Santo Amaro.
Com a incorporação
da E. F. Santo Amaro pela Viação Férrea Federal
do Leste Brasileiro (VFFLB) em 1939, a estação passou
a servir ao transporte público.
Quando o principal transporte
ainda era o trem do ramal, os dias de feira eram programados, nos
lugarejos próximos, que eram distritos de Santo Amaro
de forma que os feirantes pudessem participar das feiras, pois parte
deles circulava de uma para outra. Assim a feira de Jacuípe
era domingo, a de Terra Nova era segunda, a de Catuiçara
era sábado, como também a do Jacu. Todos esses
locais faziam parte do trecho ferroviário facilitando o deslocamento
dos feirantes de uma para a outra feira.
Em 20/10/1961, os distritos
de Amélia Rodrigues (Lapa), Teodoro Sampaio
(Bomjardim), Terra Nova e Conceição
de Jacuípe (Berimbau), se desfiliaram de Santo
Amaro tirando deste os limites que tinha com os municípios
de Alagoinhas e vizinhos, Feira de Santana, Pedrão
e Coração de Maria. Foi formado o município
de Terra Nova.
O ramal de Catuiçara foi fechado em 25/05/64,
de acordo com ferroviários da região. Levou um período
ainda servindo as usinas Terra Nova e Paranaguá,
sendo depois erradicado pela RFFSA, retirando trilhos e agulhas.
Nessa
época a praça do mercado, em Terra Nova, era
uma área grande, sem calçamento onde se arrumavam as
barracas de verduras, frutas, peixe seco e hortaliças. Vendia-se
passarinho, galinha, porco, peru e periquitos e armavam-se bancas
de jogos de azar.
Esse espaço era limitado pelo Armazém
da Usina que se confrontava com o mercado e pela Igreja e o Ponto
Ceem, um ponto ferroviário, que também se confrontavam
(se assim se pode dizer pois o Ponto Ceem ficava de
fundo para a igreja). Assim era formado esse quadrado (Textos baseados
nos textos do site www.bangue.com.br). |
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À esquerda, em foto do site www.bangue.com.br,
pode-se ver ao fundo o mercado. A foto é razoavelmente
autl (provavelmente de 2004, e estaria muito próxima
de onde era o Ponto Ceem, de acordo com a explicação
do texto acima. |
O fundo do Mercado, mostrado na foto, está exatamente
no centro do "Y" que o ramal da Leste (linha férrea)
fazia com o ramal da usina, o primeiro indo para Catuiçara
(Teodoro Sampaio) e o segundo para os Pontos de Cana. |
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Atualização:
24.06.2020
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