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São Carlos
Babilônia
Floresta
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ram.Água Vermelha-1935
IBGE - 1958
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2004
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1892-1962) |
BABILÔNIA
Município de São Carlos, SP
(veja o bairro) |
Ramal de Água Vermelha - km 18,619
(1938) |
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SP-0230 |
Altitude: 756,481 m |
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Inauguração: 01.04.1892 |
Uso atual: moradia (2007) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1892 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal foi
projetado pelos ingleses da Rio Claro Railway, e entregue pela Cia.
Paulista, partindo da estação de São Carlos, no tronco da Paulista,
até Água Vermelha, com 63 quilômetros, em 01/04/1892, tendo sido prolongado
até Santa Eudóxia, na fazenda do mesmo nome às margens do Mogi-Guaçu,
onde chegou em 20/09/1893. O ramal acompanhava basicamente o curso
do córrego dos Negros e o rio Quilombo por quase toda a sua extensão,
e manteve a bitola métrica durante toda a sua existência. Em 12/02/1962,
foi suprimido, retirando-se os trilhos do leito no final de 1964.
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A ESTAÇÃO:
Antes do ramal projetado pela Rio Clarense e executado pela Cia. Paulista, houve um projeto de bondes a vapor, independente, apresentado pelo Engenheiro Caldas (capa deste projeto é vista em caixas de 1884 abaixo).
A estação
de Babilônia, inaugurada em 1892 pela Cia. Paulista (ou em 1891 - ver caixa abaixo, de 1891), passou a recolher, além do café da
região, todo o leite da fazenda Babilônia e das
outras próximas.
"Meu marido nasceu na estação
de Babilônia, em São Carlos, que era um vilarejo com
um movimento grande, pois as fazendas em volta enviavam o leite para
ser embarcado no trem. A família
dele tinha uma farmácia, e cerca de 15 famílias
mais ou menos moravam na vila. Com o fim do trem, ela
se esvaziou. Estivemos lá pela última vez em 1991, e
a vila estava completamente abandonada e deteriorada. A estação
estava de pé, mas em ruínas, e soubemos que pessoas
costumam ir lá para roubar madeiras da mesma". (Elvia Nereide Cerri Jordão, 20/10/1997).
Com a extinção do tráfego
no ramal, em 12/02/1962, tudo isso acabou. Os trilhos foram retirados em 14/10/1964, de acordo com os relatórios da Cia. Paulista.
A cerca de oito
quilômetros por estrada de terra da rodovia Washington Luiz,
saindo de um lugar chamado Tangará, Babilônia
era, em 1997, quando lá estive pela primeira vez, um vilarejo de 10 a 15 casas, em parte abandonado,
no meio de um pomar. A ex-estação
estava ainda à entrada da vila, à margem esquerda da
estradinha, já sem parte do telhado. As janelas de madeira
haviam sido retiradas e mesmo as paredes estavam sendo demolidas aos
poucos: havia pilhas de tijolos no chão. Até o piso,
dentro da estação, estava sendo retirado, com enormes
buracos dentro dele.
Encontrei ali só casas fechadas e ninguém no local, que aliás
pareceu-me então belíssimo.
Seis anos depois, em 29/04/2002,
nova visita minha a Babilônia, onde encontrei a ex-estação
reformada, pintada de roxo e descaracterizada, tendo se tornado
uma fábrica de mortadela.
No início de 2007, em outra visita minha, notei
que a estrutura foi novamente descaracterizada com a construção de
mais um "puxadinho" na lateral. Não era mais fábrica,
era moradia.
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1891
AO LADO: Inauguração da estação no dia 1º de agosto (O Estado de S. Paulo, 5/9/1891). |
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1884
AO LADO: Trens especiais para Lorena na inauguração do Engenho Central em 4 de outubro - VEJA A CAPA EM TAMANHO MAIOR CLICANDO SOBRE A FOTO AO LADO (Capa do projeto da linha de bondes a vapor apresentada pelo Engenheiro Caldas em 1/7/1884). |
1884
AO LADO: O bonde que acabou nunca sendo construído, pois antes dele chegaria o ramal de Agua Vermelha
(A Provincia de S. Paulo, 27/9/1884).
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2009
AO LADO: A estação de Babilônia localizava-se no município
de São Carlos do Pinhal. Permutava malas postais diariamente
com a Administração de São Paulo. Ela saía da Estação da Babilônia
e seguia até São Carlos pelo ramal de Água Vermelha da Companhia
Paulista de Estradas de Ferro. Em seguida pela mesma Paulista
até Rio Claro. Seguia, ainda pela Paulista até Jundiaí, de onde
passava a ser transportada pela São Paulo Railway até São Paulo.
À direita, selo com carimbo postal de 1899 da estação
(Reprodução e texto: Márcio Protzner, 03/2009).
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1892 a 1962. Na foto,
o trem do ramal parte da estação de São
Carlos nos anos 1950. Clique sobre a foto para ver mais detalhes
sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local,
1997 e 2002; Filemon Peres, 1917; Elvia Nereide Cerri Jordão,
1997; relatórios oficiais da Cia. Paulista; André Martins,
2007; Marcio Protzner, 2009) |
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A estação em 1917. Foto Filemon Peres |
A estação (24/10/1997), foto Ralph M. Giesbrecht |
A fachada da estação de Babilônia (24/10/1997),
foto Ralph M. Giesbrecht |
Lado da plataforma da estação (24/10/1997), foto
Ralph M. Giesbrecht |
Como fábrica de mortadela, em 29/04/2002. Foto Ralph
M. Giesbrecht |
A antiga estação, já com o puxadinho, em
01/2007. Foto André Martins |
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Atualização:
11.12.2020
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