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E. F. Central de
Alagoas (1884-1903)
Great Western (1903-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1996)
CBTU (1996-) |
RIO
LARGO
Município de Rio Largo, AL |
Linha Sul - km 286 (1960) |
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AL-3080 |
Altitude: 42 m |
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Inauguração: 02.12.1884 |
Uso atual: estação da CBTU |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção
de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta
entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil),
a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de
Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à
The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares),
a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira,
Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway
Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras
e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola
da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo
da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede
Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias
da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Rio Largo foi inaugurada em 1884.
Hoje é uma das estações do trem metropolitano
da CBTU.
Em 2009, o trem fazia o percurso de 32 quilômetros de Maceió
a Lourenço de Albuquerque em uma hora. Corria a uma
velocidade média de 30 km/hora, passando por oito estações
e quatro paradas. Apenas uma locomotiva vinha sendo usada, puxando
cinco carros, com capacidade para 360 passageiros sentados. A passagem
custava 32 centavos. Era uma salvação para quem morava
em Satuba e em Rio Largo.
Em 2021, estação estava em excelente estado e seguia funcionando como estação operacional dos trens de subúrbio operados pela CBT.
1931
AO LADO: Esta era uma estação
com descontos nos preços das passagens. Por qual motivo
isto acontecia? (O Estado de S. Paulo, 4/7/1931)
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ACIMA: A estação, ao fundo, no
canto direito superior, em 1956. Notar que, como em outras
cidades alagoanas, a linha passa no meio da rua, dividindo espaço
com os automóveis (Enciclopédia dos Municípios
Brasileiros, 1958).
ACIMA: A estação
de Rio Largo fica na sede do município do mesmo nome (IBGE:
Enciclopédia dos Municípios Brasileiros, vol. n, 1960).
ABAIXO:
Em 21 de junho de 2010, a enchente causada por um temporal
levou a rua e os trilhos da linha em Rio Largo, suspendendo o tráfego
de trens (Foto Gazeta de Alagoas, 22/6/2010).
Quando pararam os trens de passageiros entre
Recife e Maceió? Segundo a revista VEJA,
edição de 23/3/1977, pararam no dia 15 de março
desse ano. Os Guias Levi, no entanto, seguem mostrando trens
de longa distância na linha pelo menos até junho
de 1979. Depois disso, não tenho informações
de até quando teriam rodado - ou se a revista estava
certa e os guias, errados.
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1884 a 1979. Veja aqui
horários em 1964
(Guias Levi). Trens metropolitanos
(subúrbios) param até hoje. |
(Fontes: Coaraci Camargo; Gutierrez L. Coelho;
Roberto Gomes; Elias Vieira; Gazeta de Alagoas, 2010; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. XIX, 1958 e 1960; O Estado
de S. Paulo, 27/07/1998; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Rio Largo, c. 2004. Foto Roberto Gomes |
A estação em 04/2005. Foto Elias Vieira |
A estação em 4/3/2010. Foto Gutierres L. Coelho |
Estação de Rio Largo em 30/9/2001. Autor desconhecido |
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Atualização:
26.10.2021
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