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Indice de estações
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Mundaú
Lourenço de Albuquerque
Rio Largo
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Saída do ramal de Palmeira dos Índios: Urupema
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Linha Sul (1940)
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central de
Alagoas (1884-1903)
Great Western (1903-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
CBTU (1997-) |
LOURENÇO
DE ALBUQUERQUE
Município de Rio Largo, AL |
Linha Sul - km 315 (1960) |
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AL-3082 |
Altitude: 46 m |
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Inauguração: 02.12.1884 |
Uso atual: estação da CBTU |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha Sul,
ou Recife-Maceió, é uma junção de três
ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta entre 1858
e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil), a E. F. Sul
de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de Alagoas, aberta
em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à The Alagoas
Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares), a segunda
Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira, Imperatriz
a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway Co., empresa
inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras e, em 1903,
a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola da primeira,
em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo da União
encampou a Great Western, transformando-a na Rede Ferroviária
do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias da
RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Lourenço de Albuquerque foi inaugurada em 1884. Era
ele um dos ministros do Império na época da construção
da ferrovia.
Hoje é a estação terminal do trem metropolitano
da CBTU que parte da estação de Maceió.
Era também ali o ponto de saída do ramal de
Palmeira dos índios, linha que se comunicava
com o sul do país através da ponte sobre o rio São
Francisco em Porto Real do Colégio, ligando a linha
à estação de Propriá, antes da
VFFLB e atualmente da FCA.
A estação
é muito simples. O que chama a atenção é
uma enorme ponte que tem na entrada do pátio de quem vem do
Sul: "Na estação de Lourenço de Albuquerque existe um triângulo
de reversão cujas pontas são orientadas para Maceió, Bahia
e Pernambuco. Falta levantar a data de construção, mas seguramente
é dos tempos da Great Western. É a cara do Nordeste, uma estação sem
qualquer isolamento da área urbana, roupas secando em varais improvisados
na beira da linha e um calor de rachar" (Elias Vieira,
08/2005).
Em
junho de 2010, uma grande enchente levou os trilhos em Rio Largo e os trens passaram a fazer o percurso somente até Utinga.
Em 2020 a linha estava funcionando. Já o ramal de Palmeira dos índios foi totalmente abandonado.
ACIMA: Ponte ferroviária sobre o rio Mundaú,
entre Lourenço de Albuquerque e Rio Largo, utilizada pelos
trens da CBTU e próxima à primeira estação
(Foto Gutierrez L. Coelho, 4/3/2010). ACIMA: Trem da CBTU na plataforma
de Lourenço de Albuquerque em 5/4/2005 (Foto Elias Vieira).
ACIMA: A estação de
Lourenço de Albuquerque fica ao norte da sede do municipio
de Rio Largo e na bifurcação da ferrovia: o ramal de
Colégio sai para oeste. O que aparece no mapa é o povoado
do mesmo nome; a estação, mesmo, fica na separação
das linhas (IBGE: Enciclopédia dos Municípios Brasileiros,
vol. n, 1960).
Quando pararam os trens de passageiros entre
Recife e Maceió? Segundo a revista VEJA,
edição de 23/3/1977, pararam no dia 15 de março
desse ano. Os Guias Levi, no entanto, seguem mostrando trens
de longa distância na linha pelo menos até junho
de 1979. Depois disso, não tenho informações
de até quando teriam rodado - ou se a revista estava
certa e os guias, errados.
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1884 a 1973. Veja aqui
horários em 1964
(Guias Levi). Trens metropolitanos
(subúrbios) param até hoje. |
(Fontes: Claudio Vitoriano; Gutierrez L. Coelho;
Elias Vieira; Coaraci Camargo; Carlos Alberto Martins da Matta; Boletim:
Trem urbano de Maceió, 2002; Douglas A. Tenório: Capitalismo
e Ferrovias no Brasil, 1996; IBGE: Enciclopédia
dos Municípios Brasileiros, vol. n, 1960; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação de Lourenço de Albuquerque, sem
data. Foto Carlos Alberto Martins da Matta
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A estação de Lourenço de Albuquerque em
2005 com o trem metropolitano de Maceió. Foto Elias Vieira |
A estação em 4/3/2010. Foto Gutierrez L. Coelho |
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Atualização:
11.08.2020
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