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E. F. Central de
Alagoas (1884-1903)
Great Western (1903-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
CBTU (1997-) |
MACEIÓ
Município de Maceió, AL |
Linha Sul - km 336 (1960) |
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AL-3084 |
Altitude: 4 m |
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Inauguração: 02.12.1884 |
Uso atual: estação da CBTU |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção
de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta
entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil),
a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de
Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à
The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares),
a segunda, Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira,
Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway
Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras
e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola
da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo
da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede
Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias
da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Maceió foi inaugurada em 1884. Isto oficialmente,
porque, em 1871, já estava pronta a linha entre a estação
de Jaraguá, no porto de Maceió, e a estação
da cidade, e no ano seguinte, já ela seguia até a povoação
de Bebedouro, tocada pela E. F. Central de Alagoas já
com trens de passageiros e cargueiros e também dela se utilizando
para bondes a tração animal.
Hoje é a estação inicial do trem metropolitano
da CBTU em Alagoas.
"Quanto ao cenário ferroviário em Maceió,
a unica atividade certa é a da CBTU, que usa duas ou três
RS-8 tracionando, carros Santa Matilde de 2ª classe comuns, cada
um pintado de uma cor diferente do outro. A linha Maceió-Recife
continua literalmente fora do ar e não é assunto para a CFN"
(Nicholas Burmann, 2003).
A situação dos trens da CBTU em 2023: "A estação de Maceió está muito bem conservada.
A linha em muitos pontos da cidade segue no meio da avenida, parece bem conservada, em muitos lugares com dormentes de concreto e
agora lá operam os VLTs, mas no momento das fotos não havia nenhum na estação.
Pelo que pude acompanhar por minhas andanças por Maceió, a linha é toda com passagens de nível, não vi viadutos sobre a linha separando carros e trens. Tirando as redondezas da estação, me parece que a linha é única, não há linha dupla para que duas composições possam passar no mesmo local com destinos opostos. No site da CBTU não constam horários de trens aos domingos" (Mario Sandrini, em 28/1/2023).
ACIMA: Desenho da estação em
1892 (CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VE-LA INTEIRA).
ACIMA: A estação em 1906. Note-se
a posição em relação ao mar (Revista da
Semana, 9/12/1906).
ACIMA: Estação ferroviária
de Maceió, em 1906, mostrando as plataformas, perpendiculares
ao prédio (Cartão postal).
ACIMA: Estação com uma locomotiva a vapor em Maceió, sem data (Autor desconhecido).
ACIMA: Em 1959, tropas
do governo da União tomaram pontos estratégicos na capital
alagoana, inclusive a estação ferroviária central
- leia a reportagem toda clicando sobre a manchete (Folha da Manhã,
15/1/1959).
ACIMA: Parte
de mapa de Maceió por volta de 1995 mostra a estação
central da cidade (centro- esquerda, nro. 15) (EMATUR - Copyright
Quatro Rodas - Editora Abril).
ACIMA: As plataformas de embarque em 28/1/2023 (Foto
Mario Sandrini).
ACIMA: Parte das plataformas de embarque em 28/1/2023 (Foto
Mario Sandrini).
(Fontes: Claudio Vitoriano;
Antonio Gorni; Nicholas Burmann; Revista da Semana, 1906; Carlos Cornejo
e João E. Gerodetti: As ferrovias do Brasil, 2005; EMATUR
- Copyright Quatro Rodas - Editora Abril; Boletim: Trem urbano
de Maceió, 2002; Douglas A. Tenório: Capitalismo e Ferrovias
no Brasil, 1996; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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A estação no final do século XIX. Autor
desconhecido |
A estação no início do século 20.
Foto do Livro As ferrovias do Brasil, 2005, de Carlos
Cornejo e João E. Gerodetti |
Fachada da estação de Maceió, em 17/01/2002.
Foto Antonio Gorni |
Plataforma da estação de Maceió, em 17/01/2002.
Foto Antonio Gorni |
Plataformas em 2009. Foto Claudio Vitoriano |
Fachada da estação em 2011. Foto Claudio Vitoriano |
Fachada da estação de Maceió, em 28/01/2023.
Foto Mario Sandrini |
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Atualização:
01.06.2023
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