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Indice de estações
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Maceió
Jaraguá
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Linha Sul (1940)
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: N/D
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E. F. Central de
Alagoas (1884-1903)
Great Western (1903-1950)
Rede Ferroviária do Nordeste (1950-1975)
RFFSA (1975-1997)
CBTU (2017-) |
JARAGUÁ
Município de Maceió, AL |
Linha Sul - km 350 (1960) |
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AL-3087 |
Altitude: 3 m |
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Inauguração: 02.12.1884 |
Uso atual: estação ferroviaria
(2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 2017 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha Sul, ou Recife-Maceió, é uma junção
de três ferrovias: a E. F. Recife ao São Francisco, aberta
entre 1858 e 1862 (foi a segunda ferrovia a ser aberta no Brasil),
a E. F. Sul de Pernambuco, entre 1882 e 1894 e a E. F. Central de
Alagoas, aberta em trechos entre 1871 e 1884, arrendada em 1880 à
The Alagoas Railway Co. A primeira ligou Recife a Una (hoje Palmares),
a segunda Una a Imperatriz (hoje União dos Palmares) e a terceira,
Imperatriz a Maceió. Em 1901, a Great Western do Brasil Railway
Co., empresa inglesa, ganhou a concessão das duas primeiras
e, em 1903, a da última, unindo as linhas e diminuindo a bitola
da primeira, em 1905, de 1.60 m para métrica. Em 1950, o Governo
da União encampou a Great Western, transformando-a na Rede
Ferroviária do Nordeste (RFN), que passou a ser um das subsidiárias
da RFFSA em 1957 e que foi finalmente incorporada em uma de suas superintendências
regionais em 1975. Finalmente, em 1997, foi cedida em concessão
para a CFN - Cia. Ferroviária do Nordeste. Os trens de passageiros
seguiram até os anos 1980. Somente sobram hoje os trens de
subúrbio de Maceió e de Recife, que percorrem as duas
pontas da linha. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Jaraguá foi inaugurada em 1884. Isto oficialmente,
porque, em 1871, já estava pronta a linha entre a estação
de Jaraguá, que fica no no porto de Maceió,
e a estação da cidade, e no ano seguinte, já
ela seguia até a povoação de Bebedouro,
tocada pela E. F. Central de Alagoas já com trens de passageiros
e cargueiros e também dela se utilizando para bondes a tração
animal.
Em Bebedouro a linha ficou parada por anos, tendo sido prolongada
somente depois de 1880, quando os ingleses da The Alagoas Ry. Co.
Ltd. obtiveram a concessão da ferrovia. Chegou a ser por
algum tempo, segundo Coaraci Camargo, a estação
inicial do trem metropolitano em Alagoas, mas pelo menos desde que
a CBTU assumiu o serviço, isso não ocorre.
"A CBTU vai investir na recuperação do pátio de manobras em
Jaraguá, para estender a viagem de Lourenço de Albuquerque, em Rio
Largo, até aquele bairro histórico. O trabalho de recuperação
começa ainda este mês, com a retirada de todo o lixo acumulado naquela
área. O superintendente de Transporte Urbano, José Lúcio Marcelino,
disse que a partir de 2007, as viagens serão estendidas da Estação
Ferroviária de Maceió, no Centro, até a estação de Jaraguá. Privatizada
pelo governo, aquela área pertence à CFN, mas não vem sendo utilizada.
É também projeto da CBTU, com a revitalização, transformar a estação
num ponto de atração turística que se estenderá até a estação de Lourenço
de Albuquerque. 'Queremos oferecer viagens com preços diferenciadas
no trem do turismo', disse José Lúcio" (Gazetaweb. com,
05/11/2006). Tal jamais aconteceu.
"Vi a estação e a continuação da linha que vai até o porto, do
lado dos terminais de açúcar. Havia uma pá carregadeira mexendo no
terreno fazendo umas movimentações. Na outra face da estação existe
um pequeno pátio com umas 5 linhas, tudo coberto de mato. Da Estação
Central até Jaraguá a linha vai no meio da rua (ou vice-versa), está
toda torta!!!" (Rodrigo Cabredo, 12/2006).
Em 2017, os trilhos estavam sendo recuperados na linha que une Jaraguá
à estação central de Maceió, para
uso pela CBTU. O pátio da estação de Jaraguá
também estava sendo recuperado, juntamente com seus prédios.
Em 6 de novembro de 2017, uma nova estação foi aberta
para operação do sistema de trens e VLT. A estação antiga, ao lado, foi também restaurada, sem função parao sistema atual.
ACIMA: Jaraguá,
anos 1920 (Cessão Claudio Vitoriano).
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1935
AO LADO:Construção de um (novo?) porto (O Estado de S. Paulo, 3/12/1935). |
ACIMA: Parte de mapa de Maceió por
volta de 1995 mostra o caminho entre a estação central
da cidade (centro- esquerda, nro. 15) e o porto de Jaraguá
(canto direito inferior) (EMATUR - Copyright Quatro Rodas - Editora
Abril).
ACIMA: As oficinas em Jaraguá, em 2011 totalmente
abandonadas
(Cláudio Vitoriano, 07/2011).
ACIMA: Estação de Jaraguá, em 2019: a velha (à esquerda) e a nova (à direita), do sistema trens de suburbio/VLT já funcionando
(Cláudio Vitoriano, 05/2019).
ACIMA: Estação de Jaraguá, em 2019: a velha (à esquerda) e a nova (à direita), do sistema trens de suburbio/VLT já funcionando
(Cláudio Vitoriano, 05/2019).
(Fontes:
Rodrigo Cabredo; Claudio Vitoriano; Antonio A. Gorni; Boletim "Trem
urbano de Maceió", 2002; Gazeta Web, 6/11/2017; Douglas
A. Tenório: Capitalismo e Ferrovias no Brasil, 1996; EMATUR
- Copyright Quatro Rodas - Editora Abril; gazetaweb.com, 2006;
Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960) |
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Estação de Jaraguá, nos anos 1980. Acervo
Cláudio Vitoriano |
O trecho de linha entre as estações de Maceió
e o porto, onde está Jaraguá. Foto A. A. Gorni,
em 17/01/2002 |
A estação em 12/2006, cercada. Foto Rodrigo Cabredo |
Aqui era a estação de Jaraguá, hoje
abandonada. Foto Cláudio Vitoriano em 07/2011 |
Aqui era a estação de Jaraguá, hoje abandonada.
Foto Cláudio Vitoriano em 07/2011 |
A estação em reforma, em março de 2017.
Foto Claudio Vitoriano |
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Atualização:
22.05.2019
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