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Bento Carvalho
Vassununga
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ramal de Santa Rita-1935
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 1996
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Cia. Paulista de
Estradas de Ferro (1928-1960) |
VASSUNUNGA
Município de Santa Rita do Passa-Quatro,
SP |
Ramal de Santa Rita - km 48,458 |
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SP-2961 |
Altitude: 552,470 m |
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Inauguração: 01.05.1928 |
Uso atual: demolida |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1928 (já demolido) |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal de Santa Rita originou-se da E. F. Santa Rita, aberta em 1884
por fazendeiros da cidade de Santa Rita do Passa-Quatro, ligando Porto
Ferreira a essa cidade. Em 1891, a Cia. Paulista a comprou e trnasformou
no ramal, que era um de seus dois únicos com bitola estreita de 60
cm. Sem nunca tê-la alargado, a Paulista o prolongou em 1913 até Moema
(depois Bento Carvalho) e em 1928 até Vassununga. O ramal funcionou
até 11 de março de 1960, quando foi desativado e os trilhos, arrancados. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Vassununga foi aberta em 1928, com muitos problemas e atrasos
durante a construção devido às chuvas intensas que atrasaram
a entrega do trecho.
Foi construída para ser a estação terminal do ramal de Santa
Rita, um dos únicos dois ramais da Paulista de bitola de
60 cm, e se situava em frente ao prédio da usina do mesmo nome. EsTe
prédio existe até hoje, a usina agora se chama Santa Rita,
mas a estação foi demolida.
À sua frente, nada mais lembra que ali existiu uma estação. Ela foi
.desativada em 11/03/1960, com pouco
mais de trinta anos de existência.
Pouco tempo depois, parte do trecho final do ramal foi inundado por
uma represa, deixando a estação e a usina do outro lado, e os trilhos
debaixo d'água.
ACIMA: A formação
da Usina Vassununga em 1924 e o acordo de ramal com a Cia. Paulista (CLIQUE SOBRE A FIGURA PARA VER A MATÉRIA INTEIRA) (O
Estado de S. Paulo, 21/8/1924).
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1928
AO LADO: Anúncio
da abertura da estação de Vassununga
(Folha da Manhã, 25/4/1928).
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ACIMA: Na estação e fazenda
Vassununga, o trem de passageiros passa ali no fundo, chegando à
estação (Autor desconhecido. Acervo Leandro Guidini.
Data desconhecida, possivelmente anos 1940).
ACIMA: Esquema
provavel do pátio da estação de Vassununga (Autor:
Leandro Guidini).
ACIMA:
Modificação de horários feita pela Cia. Paulista
em 1955. Notar que, para quem trabalhava na usina, o trem chegaria
a ela depois das 10 e meia da manhã e retornaria antes - Às
9:30. Parece ter sido o que era comum naquela época: desestabilizar
o ramal e depois alegar que não havia passageiros que o justificassem
(O Estado de S. Paulo, 22/6/1955).
(Fontes: Ralph Mennucci Giesbrecht,
pesquisa local; José Airton Fontes; Manoel A. Silva Neto; Isaías
Barreto; Leandro Guidini; Ralph M. Giesbrecht: Caminho para Santa
Veridiana, Editora Cidade, 2003; Folha da Manhã, 1928; O Estado
de S. Paulo, 1955; Cia. Paulista: álbum de 50 anos, 1918; Cia.
Paulista: relatórios anuais, 1872-1962; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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Em 1956, ferroviários posam em frente à estação
(à esquerda). Foto cedida pelo Museu Zequinha de Abreu |
Por volta de 1956, a estação de Vassununga. Foto
cedida pelo Museu Zequinha de Abreu |
Belíssima foto, provavelmente dos anos 50, em que aparece
o chefe da estação na época, Benedito Fontes.
Foto do acervo de José Airton Fontes, de São Carlos, e cedida
por Manoel A. Silva Neto, de Araraquara |
Em frente à estação, em 1960, o último
comboio da Paulista deixa a estação. Foto cedida
por Isaías Barreto |
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Atualização:
13.05.2020
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