Ouro Verde (Sorocabana) (São Paulo) |
Sorocabana
(anos 1940-1971) Contato
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Trem de passageiros operado pela Sorocabana entre os anos 1940 e 1971, com a Fepasa tendo-os operado até pelo menos meados dos anos 1970. Ele operava na linha-tronco, São Paulo-Presidente Epitácio. Em 1966 a Sorocabana atingiu o máximo de sua eletrificação (até Assis) e, se o Ouro Verde continuava, havia que se trocar locomotivas elétricas para diesel em Assis. Havia na linha-tronco outras composições, mas essa parecia ser a mais luxuosa. A partir do final dos anos 1970, já como a Fepasa como operadora, as composições começaram a não ter mais um padrão de carros e locomotivas e o Ouro Verde foi se acabando aos poucos. Em janeiro de 1999, acabaram todos os trens de passageiros dessa linha. | |
Meu forte mesmo era a EFS (desde
1950), fazendo São Roque-Assis. São memórias que vêm a tona.
Os bifes à cavalo nos restaurantes da EFS - está certo que meu pai
era chefe de movimento da EFS e tinha tratamento VIP - eram simplesmente
fantásticos. Os carros dormitórios principalmente do Ouro Verde
eram um luxo mesmo. Tudo em couro de porco. Acabamento de primeira.
Tudo funcionava 100%. Inclusive quando você chamava o cabineiro,
o atendimento era imediato. E hoje, nem trem temos. Pena. Quanto
ao acoplamento, antigamente, creio que até 1980 ou mais um pouco,
as ferrovias tinham os maquinistas de trem de passageiros e trem
de carga. Para subir de categoria, de carga para passageiros, tinha
de fazer cursos especiais. E não era fácil de isso acontecer não.
Essa suavidade de acoplamento era fruto de muito treinamento. David
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