E. F. São
Paulo-Goiaz
(1910-1950)
Cia. Paulista (1950-1969)
Bitola: métrica
Acima, a
estação de Bebedouro (1999), de onde partiam os trens
da linha para Nova Granada (Foto Ralph M. Giesbrecht). Abaixo, a
estação de Nova Granada (1999), terminal do ramal
entre 1931 e 1969 (Foto Luiz Antonio Mathias Neto).
Abaixo,
a estação de Olimpia (2000), terminal do ramal entre
1914 e 1931 e entre 1966 e 1969 (Foto Ralph M. Giesbrecht)
Abaixo,
horário dos trens do ramal de Nova Granada, em 1957. (Guia
Levi, dezembro de 1957)
![](fotos/spgoiaz9.jpg)
Veja também:
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Nota:
As informações contidas nesta página foram
coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas
e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto
é possível que existam informações contraditórias
e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende
da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos
de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo
acontecendo com horários, composições e trajetos
(o autor).
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Trem de passageiros que começou
a circular em 1910, ainda no trecho recem-inaugurado pela Cia. E.
F. São Paulo-Goiaz, que estendeu os trilhos até Olimpia
(então Villa Olimpia) em 1914 e somente em 1931 até
Nova Granada. Em 1950 a empresa foi comprada pela Cia. Paulista e
o trecho passou a se chamar Ramal de Nova Granada. Em 1966 o trecho
Olimpia-Nova Granada foi fechado, e em 2/1/1969 foi fechado o trecho
entre Bebedouro e Olimpia.
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Percurso:
Bebedouro - Nova Granada (ramal de Nova Granada)
Origem da linha:
Bebedouro - Olimpia - 1910/1914
Olimpia - Nova Granada - 1931
A São Paulo-Goiaz também compreendia, até o ano
de 1927, o trecho entre as estações de Passagem e de Bebedouro,
passando por Pirangueiras e tendo ainda um ramal, o de Viradouro e Terra
Roxa. Nesse ano a Cia. Paulista comprou todo esse trecho e o anexou
às suas linhas, depois de uma série de modificações.
Acima,
mapa da linha da E. F. São Paulo-Goiaz em 1935 - em vermelho.
(Acervo Ralph M. Giesbrecht) |
Fotografias dos trens da E. F.
São Paulo-Goiaz e da Paulista no ramal de Nova Granada são
raríssimas. Abaixo seguem as poucas que consegui.![](fotos/spgoiaz1.jpg)
Acima, trem da E. F. São Paulo-Goiaz em 1941.
Note a composição pequena, que, numa região ainda
nova e com poucos usuários, deveria ser comum. Abaixo, trem
parado para embarque na estação de Luiz Barreto (depois
renomeada como Severinia), em 1941 (Fotos da revista Nossa Estrada,
acervo J. Pascon)
![](fotos/spgoiaz6.jpg)
Nos idos de 1941, "todos os anos, pelo Natal,
com o indispensável apoio da Administração da
S.P.G. e ferroviários de Bebedouro promovem o "comboio
da alegria" que são os próprios carros da Administração
daquela Estrada que puxados por uma locomotiva, todos enfeitados,
percorrem toda a linha, at~e Nova Granada, levando em seu bojo um
Papai Noel... e os seus predicados. A festa começa em Bebdouro,e
para em todas as estações da linha até alcançar
o ponto final em Nova Granada. A petizada corre presurosa à
passagem do comboio que distribui brinquedos e guloseimas"
(Revista SPR, suplemente especial sobre a SPG, 1941). Abaixo a foto
do "Comboio da Alegria".
Abaixo, o último trem de passageiros a deixar Monte Azul, em
2/1/1969 (Foto do livro Monte Azul Paulista-100 Anos, de J.
F. Massoneto).
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