Trem Belo Horizonte-Uberaba
(Minas Gerais) |
RMV
(anos 1930)
Bitola: métrica. A estação de Uberaba, nos anos 1910. Esta estação existiu até o ano de 1947, quando foi substituída por uma maior e mais moderna - que, por sua vez, jã deu lugar a uma mais nova, em 1971 (Foto do Álbum de estações da Mogiana, 1910). Veja também: Contato com o autor Indice Nota: As informações contidas nesta página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época. Portanto é possível que existam informações contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente, o mesmo acontecendo com horários, composições e trajetos (o autor). |
Trem
direto, assim chamado por fazer um longo percurso parando em pouquíssimas
estações, da mesma fora que percorria linhas diferentes
da Rede Mineira de Viação, aproveitando-se das linhas
da antiga E. F. Oeste de Minas. O trem, segundo as informações
obtidas - poucas, e através de Guias Levi de 1936 e 1938 (em
um guia de 1932, este trem não existia) - parava em apenas 3
estações durante o percurso: Divinópolis, Garças
de Minas e Araxá, além das duas terminais - Belo Horizonte
e Uberaba. Ele se utilizava de pelo menos 3 linhas diferentes: a linha
BH-Garças, a Garças-Ibiá (parte do tronco da RMV)
e a Ibiá-Uberaba. Em 1940, este trem não existia mais.
Ele foi provavelmente uma tentativa - frustrada, pois, como outros trens
"diretos" de longo percurso, o trem não durou muitos
anos - de se integrar a cidade de Uberaba ao Estado de Minas, posto
que toda a região servida por trens da Mogiana tinha muita influência
paulista. Outro motivo pode ter sido fazer uma linha mais rápida
para a região cafeeira do norte de São Paulo, cujo centro
era Ribeirão Preto, atingida pelo trem que percorria a Mogiana
desde Uberaba. Para isto, ele tinha de ter correspondência com
os trens da Mogiana em Uberaba. O trem tinha carro dormitório.
Como outros trens diretos da RMV que existiram na mesma época,
boa parte do percurso era realizada durante a noite. Trens diretos não existiram muito no Brasil: pode-se considerar esta linha uma linha rara. As informações foram baseadas em Guias Levi dos anos de 1932, 1936, 1938 e 1940. |
Percurso:
Belo Horizonte, MG, a Uberaba, MG, passando por diversas linhas da antiga
EFOM. Pode-se notar pelo horário acima que o trem corria três dias por semana, e que o trem que ia não era o mesmo que voltava. |
Este trem foi provavelmente uma tentativa
- frustrada, pois, como outros trens "diretos" de longo
percurso, o trem não durou muitos anos - de se integrar a cidade
de Uberaba ao Estado de Minas, posto que toda a região servida
por trens da Mogiana tinha muita influência paulista. Outro
motivo pode ter sido fazer uma linha mais rápida para a região
cafeeira do norte de São Paulo, cujo centro era Ribeirão
Preto, atingida pelo trem que percorria a Mogiana desde Uberaba. Para
isto, ele tinha de ter correspondência com os trens da Mogiana
em Uberaba. O trem tinha carro dormitório. Como outros trens
diretos da RMV que existiram na mesma época, boa parte do percurso
era realizada durante a noite. Trens diretos não existiram
muito no Brasil: pode-se considerar esta linha uma linha rara. (informações
baseadas em Guias Levi dos anos de 1932, 1936, 1938 e 1940). |
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