E. F. Sapucaí/RSM
(1891-1931)
RMV (1931-1965)
VFCO/RFFSA (1975-c.1978)
Bitola: métrica.
ACIMA:
a estação de Sapucaí, com o trem da RMV. Do
outro lado, saía o trem da Mogiana (Acervo Nilson Rodrigues).
ABAIXO: a de Soledade de Minas, em 2002, onde havia o entroncamento
com a linha Cruzeiro-Juréia e com a linha da Barra (Foto
Jorge A. Ferreira).
Veja também:
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Índice
Nota: As informações contidas nesta
página foram coletadas em fontes diversas, mas principalmente
por entrevistas e relatórios de pessoas que viveram a época.
Portanto é possível que existam informações
contraditórias e mesmo errôneas, porém muitas
vezes a verdade depende da época em que foi relatada. A ferrovia
em seus 150 anos de existência no Brasil se alterava constantemente,
o mesmo acontecendo com horários, composições
e trajetos (o autor).
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Trem de passageiros operado inicialmente
pela E. F. Sapucaí e depois sucessivamente por outras (Rede
Sul Mineira, Rede Mineira de Viação e Viação
Férrea Centro-Oeste), até ser extinto, no início
dos anos 1980, pela Rede Ferroviária Federal. Ligava as estações
de Soledade de Minas, na linha Cruzeiro a Juréia, a Sapucaí,
vilarejo próximo à divisa com o Estado de São
Paulo, onde chegava o ramal de Itapira, da Mogiana. O trem de passageiros
parou no início dos anos 1980.
ACIMA: velho bilhete dos trens de passageiros de segunda classe no
ramal de Sapucaí, no trecho Itajubá-Jacutinga. Abaixo,
bilhete do trem misto, entre Ouro Fino e Sapucaí. Ambos sem
data (provavelmente anos 1970) (Acervo desconhecido).
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Percurso:
Linha Soledade de Minas-Sapucaí, num percurso total de 768 km
Origem da linha:
Soledade- Itajubá - 1891; Itajubá - Sapucaí - 1893/98
ACIMA:
horário dos trens no ramal em 1962. Notar que ainda
havia trens diretos de Soledade a Sapucaí. (Guia Levi, setembro
de 1962). |
ACIMA: em 1941, o trajeto Soledade (à direita,
no alto) a Sapucaí (à esquerda, divisa com São
Paulo
e erradamente colocado no mapa em território paulista), onde
a linha encontrava o ramal de Itapira,
da Mogiana. Note que existiam dois pequenos ramais partindo de Itajubá
e Piranguinho, ambos
desativados nos anos 1960 (Guia Levi, 1941 - Acervo Ralph M. Giesbrecht).
No início
da operação dos trens de passageiros no ramal, e até
os anos 1960, os trens seguiam direto de Soledade para Sapucaí,
onde se fazia baldeação para os
ACIMA:
(esquerda) Os
maus serviços da V. F. Sapucaí em 1911 também
se mostravam na estação de Ouro Fino (O Estado de S.
Paulo, 25/12/1911). (direita): Ainda
junto à estação original de Itajubá, provavelmente
em foto dos anos 1920, o trem de passageiros do ramal de Sapucaí
(Acervo Carlos R. Almeida).
trens da Mogiana se o
destino fosse Itapira, Mogi-Mirim ou mesmo Campinas ou São
Paulo. "Meu avô conta que, em Santa Rita do Sapucaí, cidade onde
nasceu e cresceu, a diversão nas décadas de 30 e 40 era ver o trem
passar. Durante a revolução de 32, uma multidão se aglomerava na estação
para ver as tropas mineiras em direção a São Paulo e, na volta, o
trem com prisioneiros paulistas. Quando o trem de prisioneiros parava
na estação, sempre as pessoas se aproximavam, levando algum tipo de
mantimento e aproveitando para perguntar de algum amigo ou parente
"do lado de lá". A oportunidade que mais atraiu gente para a estação,
durante a revolução, foi a passagem do bispo de Pouso Alegre, preso.
Durante toda a década de 30 e principalmente com o início da
ACIMA:
Trem misto, provavelmente anos 1940, na linha de Sapucaí
(Autor desconhecido).
Guerra, em 39, a diversão dele, então com 27 anos, era ir
ao cinema e à noite ir para a estação, a fim de esperar os jornais
que vinham no trem da noite. Lembra ainda que as opurtunidades que
mais atraiam gente para a estação eram as chegadas de pracinhas, ao
fim da guerra: um primo dele pracinha, assustou-se com a recepção,
que incluía fogos de artifício - e antes do trem chegar à estação,
pulou do carro, indo correndo se esconder em casa" (Renato Philippini,
03/2004). Nos anos 1970, já
se havia de fazer baldeação com pernoite em Itajubá
- o trem não seguia mais direto em todo o trecho. Em 1976,
o final da operação de passageiros no ramal de Itapira
fez com que o trem voltasse de Sapucaí sem baldeação
alguma com a Mogiana. Por volta de 1978, o trem
ACIMA:
um dos últimos trens de passageiros, puxado por uma G-12, no
ramal de Sapucaí, por volta de 1980 (Foto Alberto del Bianco).
de passageiros foi desativado
- jamais consegui ter a data exata. "Lembro-me da primeira viagem
até Santa Rita, ainda para prestar o vestibular para o Inatel. Logo
na entrada da cidade, a velha estação chamou a atenção, pela data
gravada em sua lateral. Como nas fotos mais antigas, colocaram a data
no outro lado, após a restauração. Naquele já distante ano de 1982,
lembro-me que havia vagões e algum movimento de locomotivas diesel,
vermelhas, padrão RFFSA, no pátio, embora já nos estertores de erradicação"
(Douglas Razaboni, 07/2003). Por
volta de 1991, os trilhos foram retirados. Sobraram apenas trilhos
na entrada de Pouso Alegre, onde um
trem turístico operou por alguns anos esporadicamente por cerca
de 2 quilômetros naquela região. Dizem que a origem dos
famosos pés-de-moleque de Piranguinho, era que uma senhora esposa
de um funcionário da rede fazia para vendê-los na estação do trem
aos passageiros pelos moleques.
"Meu saudoso pai possuia uma fazenda em Santa Rita do Sapucaí,
que fazia divisa com o terreno que pertencia à ferrovia, e que por
sinal foi doado pelo meu avô por volta de 1885. Tenho boas recordações
de minha infância onde juntamente com meus pais e irmãos embarcávamos
com destino a Santa Rita do Sapucai ou Pouso Alegre, isso na década
de 1960 onde as 'locomotivas a vapor' ainda funcionavam. A estação
ainda poderia estar de pé, se não fosse pela incompetência do prefeito,
que num ato arbitrário, mandou demoli-la sob a alegação de que iria
construir no local um centro de recreação para os moradores do lugarejo,
fato este contestado pela ferrovia; o que sobrou foi só a plataforma"
(Antonio Carlos Carlini Pereira, 11/2003).
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