E. F. do Itapemirim (Espírito Santo) |
E. F. Itapemirim |
Este trem de passageiros, que também podia ser trem misto, dependendo do horário, funcionou desde a década de 1910 até o início dos anos 1960 (o guia Levi de 1962 ainda mostra horários para esse trem). A ferrovia foi construída, ao que parece, para o transporte de cana e açúcar para a Usina Paineiras, a cerca de 30 km de Cachoeiro. Posteriormente, foi prolongada até a praia de Marataízes, no município de Itapemirim, servindo para transportar pessoas para as praias da região numa época de estradas ruins. |
Percurso:
Cachoeiro do Itapemirim (Estação da Praça João
Pessoa) a Marataízes. |
Do trem e da Estrada de Ferro do Itapemirim
há poucas referências e reminiscências. Venho há
anos buscando o que é possível, mas são poucas
as informações de uma ferrovia que já foi desativada
há mais de quarenta anos e tinha importância apenas regional,
na região das cidades de Cachoeiro do Itapemirim e de Itapemirim.
Paulo Thiengo, da primeira cidade, conta que as histórias
realmente são mínimas e que a maioria das estações
já foi demolida, sobrando de pé as de Safra e de Marataízes.
A estação inicial, que ficava na Praça João
Pessoa e se ligava à estação da Leopoldina, já
foi demolida e até a praça, que dava o nome à
estação, já teve o nome alterado (para Praça
Pedro Cuevas Júnior). América Moraes Moysés conta que
"a estação da Barra abrigava as oficinas da ferrovia. Essa
era considerada a estação principal. Aí moramos (ela e seu marido,
Jonas Moraes, que foi agente de estação na EFVM na década de 1920
e depois trabalhou na E F Itapemirim como chefe de tráfego, de 1925
a 1930) em casa própria, nos cinco primeiros anos da ferrovia. Somente
os agentes da estação moravam em casa anexa à própria estação. A estação
de Itapemirim foi inaugurada no final da década de 1910. Apesar de
ser aí a sede do município, era apenas um ponto de passagem após a
inauguração da estação da Barra. Com exceção das estações de Paineiras
(onde havia uma importante usina de açúcar e álcool)
nas demais não havia praticamente movimento algum. A ferrovia teve
importância econômica para o município de Itapemirim. pois escoava
a produção de abacaxi que era depositada em grandes pilhas no pátio
da estação da Leopoldina em Cachoeiro de Itapemirim - com a qual se
ligava a estação da Praça João Pessoa.
Para Marataízes, a ferrovia foi de suma importância para o seu desenvolvimento.
A partir da década de 1940, Marataízes, um balneário de praias calmas,
começou a receber veranistas vindos de cidades próximas, principalmente
de Cachoeiro de Itapemirim. A rodovia que ligava essas duas cidades
era bastante precária, o que fazia da ferrovia a melhor opção de transporte.
A linha operava com uma locomotiva e cerca de quatro carros, realizando
uma viagem por dia. O número de passageiros era alto no verão, diminuindo
no restante do ano. Com o asfaltamento da rodovia ligando Cachoeiro
de Itapemirim a Marataízes, que reduziu o percurso para menos de 50
km, houve a desativação da E F Itapemirim na década de 60. A estação
mantém-se de pé, sendo transformada em estação rodoviária". |
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