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Viação
Férrea do Rio Grande do Sul (1967-1975)
RFFSA (1975-1996) |
JABOTICABA
Município de Bento Gonçalves,
RS |
Tronco Principal Sul - km 154,480 (1990) |
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RS-2211 |
Altitude: 759 m |
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Inauguração: 09.03.1967 |
Uso atual: moradia |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1967 |
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HISTORICO DA LINHA: O
Tronco Principal Sul, em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul, foi
entregue em partes: entre os anos de 1963 e 1965, uniu as cidades
de Mafra e Lajes - daí o nome da linha Mafra-Lajes, e foi construída
pelos 2o Batalhão Ferroviário. Esse trecho transportou passageiros
até 1978. Entre os anos de 1967 e 1969, foram entregues os
trechos ligando Lajes a Roca Salles, no RS, mas este sem o transporte
de passageiros. O trecho entre as estações de General
Luz e Roca Salles foi aberto aos poucos durante os anos 1960, como
continuação do Tronco Principal Sul. Também passaram
trens de passageiros entre Montenegro-Nova e General Luz, e mesmo
assim, apenas até por volta de 1978. Hoje pela linha trafegam
os cargueiros da ALL, que assumiu como concessionária as linhas
do Rio Grande do Sul em 1996. Unido às linhas que vinham de
Itapeva, em SP, via Pinhalzinho e Ponta Grossa, entregues na primeira
metade dos anos 1970, essa linha toda ficou conhecida como Tronco
Principal Sul e com isso praticamente toda a antiga linha Itararé-Uruguai
da RVPSC acabou por ser desativada. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Jaboticaba foi inaugurada em 1967 e passou a ser o entroncamento
entre a linha Mafra-Lages-General Luz (Tronco Principal
Sul) e o ramal de Bento Gonçalves, bem mais antigo
e aberto em 1919, ligando Bento Gonçalves a Carlos
Barbosa, na linha Porto Alegre-Caxias do Sul. Na verdade,
a data de sua inauguração oficial eu apenas presumi
ser a mesma da inauguração do trecho que ligava a antiga
estação de Rio das Antas (Jaboticaba)
com Vacaria; na verdade, o trecho de Bento Gonçalves
ao rio das Antas estava pronto desde 1951, mas, sem importância
estratégica, seguindo para o nada, onde não havia ainda
o projetado Tronco Sul, ficou abandonado* (*Primeiro Batalhão
Ferroviário Benjamin Constant - 142 anos de História,
por Emanuel Marcos Cruz e Prado). Em 1978, havia um trem turístico
chamado de Trem da Uva, que fazia o percurso Jaboticaba-Bento
Gonçalves, ida e volta. Segundo Coaraci Camargo,
o trajeto da
ACIMA: Tunel em Y, ou seja, bifurcação
do túnel, em foto tomada dentro dele (Foto J. C. Kuester, abril
de 2009).
linha após passar pela
estação de Jaboticaba é extremamente
curioso: vinda de Roca Salles e acompanhando o rio
das Antas, a
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TRENS
- Jamais houve tráfego regular de trens de passageiros
no trecho do Tronco Sul entre Lajes, SC e Montenegro, RS. |
linha passa pela estação,
estando esta ao lado do rio e, logo em seguida, no ponto em que o
morro da Jaboticaba encontra com as margens do rio numa curva deste,
entra por um túnel, onde, dentro dele, se bifurca, saindo dele
duas linhas: a que imediatamente cruza o rio por uma ponte, no sentido
de Vacaria, e a que sai do outro lado do morro, circunda-o
em parte, entra por outro túnel, sai e sobre o morro em curva,
para sair no sentido de Bento Gonçalves com um desnível
de cerca de 300 metros em relação à entrada da
linha no primeiro túnel. Entre a estação de Jaboticaba
e a de Bento Gonçalves há cerca de 48 km de linha,
que, por não estar sendo utilizada há anos, está
sem condições imediatas para aproveitamento pela concessionária
Giordani Turismo, que conseguiu em 2004 a concessão para explorar
turisticamente também o trecho - há cerca de 10 anos
que ela explora o ramal original. Para que se tenha uma idéia,
um dos túneis abandonados é "explorado" por
empresas de trilhas, que entram nele sem lanternas e, na saída,
praticam "rapel" no viaduto da linha. A estação
tem hoje (2006) cinco desvios além da linha principal e da
saída do ramal, e está servindo como moradia, depois
de ter ficado abandonada por um bom tempo.
(Fontes: J. C. Kuester; Marcelo
Ferrari; Vitor Hugo Langaro; Coaraci Camargo; Coaraci Camargo; Tarcisio
Schiavo; Emanuel Marcos Cruz e Prado: Primeiro Batalhão Ferroviário
Benjamin Constant - 142 anos de História; www.veranopolis-rs.com.br)
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A estação de Jaboticaba, data desconhecida. Autor
desconhecido |
Na foto acima, o pátio e a estação estão
à direita, o primeiro túnel ao centro e a ponte
sobre o rio à esquerda. O morro em primeiro plano é
o morro da Jaboticaba. Foto Tarcisio Schiavo, do site www.veranopolis-rs.com.br
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Pátio da estação, em 1990, vendo-se ao
fundo os ônibus que levariam de volta quem veio de trem...
Foto Coaraci Camargo |
Na foto à esquerda, na plataforma, as distâncias
até General Salgado, no tronco, e até Bento Gonçalves,
no ramal. Foto Coaraci Camargo, em 1990. |
Acima, ao fundo, a estação, em 1990. Na foto à
direita... |
...outro aspecto da plataforma. Fotos Coaraci Camargo, em 1990. |
A estação de Jaboticaba. abandonada, em 2005.
Foto Marcelo Ferrari |
A estação de Jaboticaba. abandonada, em 2005.
Foto Vitor Hugo Langaro |
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Atualização:
02.12.2015
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