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Paciência
Santa Leocádia
Paula Pereira
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1923-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SANTA
LEOCÁDIA
Município de Canoinhas, SC (veja
o bairro) |
Linha de S. Francisco - km 361,398 (1936) |
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SC-3104 |
Altitude: 764,000 m |
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Inauguração: 10.11.1923 |
Uso atual: demolida |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela
E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São
Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada
até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras,
e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória,
de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu,
Este último trecho jamais foi construído. A linha se
entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai
em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros,
na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá
e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que
servia à linha já não existia desde 1985. Depois
disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm
percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho.
O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado,
tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego
muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco
tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL. |
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A ESTAÇÃO:
A estação de Santa Leocádia foi aberta
em 1923.
Do outro lado do rio Iguaçu em relação
à estação, em 1924, existia um posto fiscal da
Coletoria Paranaense, de nome "Posto Fiscal de Santa Leocadia".
Esta estação, junto com mais cinco da linha e sucessivas
a esta, foi invadida durante as escaramuças do Coronel Fabrício
e seus bandoleiros, que queriam a criação do Estado
do Iguaçu, compreendendo a zona do antigo Contestado, em 1927
e 1928. A estação foi demolida. Nem a plataforma sobrou.
Era provavelmente de madeira, pois as pedras que lá existem
à beira da linha parecem ter sido as que davam sustentação
à plataforma e à estação em si, tudo de
madeira.
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TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1923 a 1983. Ao lado,
passagem do trem na época da RFFSA. Clique sobre a foto
para ver mais detalhes sobre esses trens. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Nilson Rodrigues; RVPSC: Relatórios
anuais, 1920-56; RVPSC: Horário dos Trens de Passageiros e
Cargas, 1936; Fernando Tokarski: Cronografia do Contestado, sem data;
Secretaria Geral do Estado do Paraná: Relatório, 1923-24;
www.portaldecanoinhas.com.br; Guias Levi, 1932-80) |
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As pedras que sustentavam a estação e a plataforma,
ambas de madeira... |
...ainda estão ali. Fotos Nilson Rodrigues, em 2/11/2006 |
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Atualização:
23.06.2020
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