|
...
Jaraguá do Sul
Guaramirim
João Pessoa
...
IBGE - 1957
Situação da linha - c. 1945
...
ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2013
...
|
|
|
|
|
C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1910-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996) |
GUARAMIRIM
(antiga BANANAL)
Município de Guaramirim, SC |
Linha de S. Francisco - km 66,917 (1936) |
|
SC-1293 |
Altitude: 19 m |
|
Inauguração: 01.06.1910 |
Uso atual: estação rodoviária
(2013) |
|
com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
|
HISTORICO DA LINHA: A
linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela
E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São
Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada
até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras,
e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória,
de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu,
Este último trecho jamais foi construído. A linha se
entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai
em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros,
na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá
e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que
servia à linha já não existia desde 1985. Depois
disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm
percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho.
O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado,
tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego
muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco
tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL. |
|
A ESTAÇÃO:
A estação foi aberta com o nome de Bananal.
Nos
anos 1940 passou a Guará-Mirim, e mais tarde Guaramirim.
"Ela continua original, construída em tijolinho à vista e hoje
serve de estação rodoviária de linhas intermunicipais e dentro dela
existe ainda uma lanchonete. Se não me engano, funciona nela também
a Secretaria de Cultura do município" (Nivaldo
Klein, Joinville, SC, 07/2004).
Estive lá em 2013.
A estação estava em precárias condições,
mas ainda era rodoviária. Não foi possível tirar fotos.
Em 2019 seguia sendo rodoviaria.
ACIMA: A estação de Guaramirim, em 31/12/1998 (Foto Carlos Roberto de Almeida).
ACIMA: A estação
em setembro de 2010: sem desvios, apenas a linha principal ainda passa
pelo pátio. As duas linhas que existiam na outra foto mais
acima (1993) não existem mais. De um lado, o trilhos com um
trem cargueiro da ALL; do lado direito, o pátio da rodoviária
para que serve o prédio agora... (Foto Anthar Cesar Hartmann).
|
TRENS - De acordo com os guias de horários, os trens de passageiros
pararam nesta estação de 1910 a 1991. Ao lado,
litorina que andou no trecho Mafra-São Francisco do Sul.
Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses trens.
Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local; Anthar
Cesar Hartmann; Carlos Roberto de Almeida; Nivaldo Klein; J. C. Kuester;
Relatórios oficiais da RVPSC, 1920-1960; Guia da RVPSC, 1936;
IBGE, 1960; Mapa - R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
A estação, em 12/2004. Foto J. C. Kuester |
A luminária na estação, em 12/2004. Foto
J. C. Kuester |
A estação, lado da plataforma, em 12/2004. Foto
|
A estação, em 12/2004. Foto J. C. Kuester |
A estação em 9/2010. Foto Anthar Cesar Hartmann
|
|
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
12.12.2021
|
|