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C. E. F. São
Paulo-Rio Grande (1910-1942)
Rede de Viação Paraná-Santa Catarina (1942-1975)
RFFSA (1975-1996)
ALL (1996- ) |
CORUPÁ
(antiga HANSA)
Município de Corupá, SC |
Linha de S. Francisco - km 95,696
(1935) |
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SC-0764 |
Altitude: 61,600 m |
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Inauguração: 01.06.1910 |
Uso atual: estação da Rumo (2021) |
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com trilhos |
Data de abertura do prédio atual:
n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha do São Francisco teve o primeiro trecho entregue pela
E. F. São Paulo-Rio Grande em 1906, ligando o porto de São
Francisco (hoje do Sul) a Joinville. Em 1910, a linha foi prolongada
até Hansa (Corupá), em 1913 até Tres Barras,
e finalmente em 1917 atinge Porto União da Vitória,
de onde deveria continuar até atingir Foa do Iguaçu,
Este último trecho jamais foi construído. A linha se
entronca com o Tronco Sul em Mafra e com a antiga Itararé-Uruguai
em Porto União da Vitória. O último trem de passageiros,
na verdade uma litorina diária, passou pelo trecho entre Corupá
e São Francisco do Sul em janeiro de 1991. O trem misto que
servia à linha já não existia desde 1985. Depois
disso, apenas alguns trens a vapor turísticos da ABPF têm
percorrido a linha, principalmente na região de Rio Negrinho.
O trecho entre Mafra e Porto União esteve durante anos abandonado,
tendo sido recuperado durante o ano de 2004, mas continua com o tráfego
muito escasso. Já o trecho entre Mafra e São Francisco
tem grande movimento de cargueiros da concessionária ALL. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Hansa foi inaugurada em 1910. A chegada do primeiro trem
a Hansa em 1910 foi o grande e decisivo acontecimento daquele ano.
Foi a curiosidade e a alegria de todos. Com ele veio muito material
para a continuação da ferrovia serra à cima: muito cimento importado
da marca Portland e que vinha em barris, cal em sacos da marca Carbolineum,
tintas e ingredientes para a conservação da madeira, ferramentas e
até explosivos. O progresso da Vila Hansa Humboldt tornou-se rápido,
uma vez que ali se instalou o novo acampamento da firma construtora
da ferrovia. Inicialmente apenas aos sábados é que o público era atendido
com os serviços ferroviários o que só lentamente foi implantado e
melhorado aos poucos, pois inicialmente se dava preferência aos próprios
serviços de construção, que tinham prioridade total, uma vez que o
objetivo principal era chegar, o quanto antes possível, a Mafra para
que a Lumber de Três Barras pudesse exportar sua madeira pelo Porto
de São Francisco do Sul.
Na época da guerra, anos 1940, a estação teve
de alterar o nome alemão, tendo sido escolhido o de Corupá.
A velha estação de madeira foi substituída por
uma de alvenaria: feinha, feinha.
A vila de Corupá se emancipou de Jaraguá do
Sul nos anos 1960.
A estação em 2012 servia à ALL. Foi quando estive
ali pessoalmente. Por motivos alheios à minha vontade, não
tirei fotos nesta minha visita. Em 2017, a estação já
ostentava o logotipo da Rumo.
Em 2021, a estação estava fechada, porém foi possível observar pelo reflexo da janela que possui itens modernos em seu interior, consegui observar algo que parecia um livro, seu exterior parecia bem conservado, possuia várias lâmpadas e câmeras de monitoramento em todos os lados do prédio (seg. Renan I. Becker, em
26 de Outubro de 2021).
Não confundir com a estação de Hansa, que ficava na E. F. de Santa Catarina, que ficava no mesmo estado e foi desativada por volta de 1935.
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1910
AO LADO: Notícia da inauguração da
estação em 1910. A data oficial seria a de 1
de junho. O trecoh era da atuak linha do São Francisco, da E. f. S. Paulo-Rio Grande e não da EFSC (O Estado de S. Paulo, 31/5/1910).
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ACIMA: A estação de Hansa, depois Corupá, em foto de 1920 (Autor desconhecido).
ACIMA: A estação de Hansa, anos 1930, talvez (Foto: Arthur Wischral).
ACIMA: O Hotel Krelling nos bons tempos. Anos
1930? (Acervo Susaneipper).
ACIMA: A estação e o trem em 1982 (Foto Frank Stenvall).
ACIMA: Veículo de linha em 1983 no pátio de Corupá (Autor desconhecido).
ACIMA: Pátio da estação de Corupá em 1984 (Foto Nilson Rodrigues).
ACIMA: Apesar da feiúra
da estação atual de Corupá nesta foto de fevereiro
de 2008, a imponência do antigo e belo Hotel Krelling,
ao fundo, dava uma outra aparência à estação.
O hotel foi demolido pouco depois: em novembro do mesmo ano, já
estava apenas com seu primeiro andar (Foto Jean C. Kuester, 02/2008).
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TRENS
- De acordo com os guias de horários, os trens de
passageiros pararam nesta estação de 1910 a 1991.
Ao lado, litorina que andou no trecho Mafra-São Francisco
do Sul. Clique sobre a foto para ver mais detalhes sobre esses
trens. Veja aqui horários
em 1948 (Guias Levi). |
(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Rafael Alessandro Szychowski; Nilson Rodrigues; J. C. Kuester; Acervo
Susaneipper; Mario Celso Paixão Pereira; João
Paulo__, SC; Paulo Szabadi; O Estado de S. Paulo, 1910; ABPF-Paraná;
RVPSC: Relatórios anuais, 1920-60; RVPSC: Horário dos
Trens e Passageiros e Cargas, 1936; IBGE, 1960; Mapa - R. M. Giesbrecht)
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Estação de Hansa, 10/10/1930: Tropas para a revolução.
ABPF-Paraná |
Estação de Hansa, sem data. Foto do acervo da
ABPF-Paraná |
Depósito de locomotivas em Hansa, anos 1930. Acervo Nilson
Rodrigues |
Estação de Hansa, anos 1930. Acervo Nilson Rodrigues |
Depósito de locomotivas da estação de Corupá
em 1982. Foto Nilson Rodrigues |
Estação de Corupá, em 1986. Foto do acervo
da ABPF-Paraná |
A estação em 1996. Foto Mario Celso Paixão
Pereira |
Pátio da estação em 03/2003. Foto João
Paulo, de Mafra, SC |
Fachada da estação em 06/2004. Foto Paulo Szabadi |
A estação em 9/9/2017. Foto Rafael Alessandro
Szychowski |
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Atualização:
26.04.2023
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