|
|
Cia.
Paulista de Estradas de Ferro (1912-1969) |
SANTO
IGNACIO
Município
de Ribeirão Bonito, SP |
Ramal de
Ribeirão Bonito - km 29,238 |
|
SP-2885 |
|
|
Inauguração: 01.11.1912 |
Uso atual: depósito |
|
sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1912
|
|
HISTORICO
DA LINHA: Em maio de 1894, foi entregue o ramal de Ribeirão Bonito
pela Cia. Paulista, saindo da estação de São Carlos, no tronco, e
com ponto terminal em Ribeirão Bonito, em bitola métrica. Em 1900,
a Cia. E. F. do Dourado (Douradense) abriu uma linha que unia Ribeirão
Bonito a Dourado, com bitola de 60 cm. Em 1910, o tronco da Douradense
atingiu Ibitinga e sofreu modificações, aumentando-se a bitola para
métrica e alterando a ligação Ribeirão Bonito-Trabiju, colocando a
estação de Dourado como ponta de um curto ramal. Somente em 1939 a
Douradense prolongou a linha, chegando até Novo Horizonte. Em 1949,
a Paulista adquiriu a Douradense, adicionando a sua linha-tronco ao
ramal de Ribeirão Bonito, que agora ligaria São Carlos a Novo Horizonte
diretamente. Em 1966, a linha entre Ibitinga e Novo Horizonte foi
suprimida, e em 3 de janeiro de 1969, todo o ramal de Ribeirão Bonito
foi desativado. Os trilhos foram retirados pouco tempo depois |
|
A ESTAÇÃO:
Foi a única das estações do ramal de Ribeirão Bonito que foi inaugurada
depois da conclusão da linha, dezoito anos depois, em 1912. Desativada
no início de 1969, está hoje ao lado da rodovia que liga São Carlos
a Ribeirão Bonito, à sua margem norte. Pertence a uma fazenda da região,
e está ocupado, aparen-temente, como depósito e moradia. |
|
|
|
A estação em 1918. Foto do álbum dos 50
anos da Cia. Paulista |
A estação, em 21/08/1998. Foto do autor |
A estação em 09/1998. Foto Ney Galvão da
Silva |
Dístico da estação em 09/1998. Foto Ney
Galvão da Silva |
A estação em 09/1998. Foto Ney Galvão da
Silva |
A estação em 09/1998. Foto Ney Galvão da
Silva |
|
|
|
|
Atualização:
21.02.2005
|
|