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E. F. Central do
Brasil (1926-1975)
RFFSA (1975-1994)
CPTM (1994-) |
SÃO
MIGUEL PAULISTA
(antiga SÃO MIGUEL e BAQUIRIVU)
Município de São Paulo, SP |
Variante de Poá - km 481,501 |
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SP-0761 |
Altitude: 738 m |
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Inauguração: 07.02.1926 |
Uso atual: estação de trens metropolitanos |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 2013/2014 |
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HISTORICO DA LINHA: A
variante de Poá, também chamada de variante de Calmon Viana, teve
a construção iniciada em 1921, mas a linha foi aberta somente em 6/9/1933,
depois de uma interrupção de oito anos nas obras. Ela tinha um traçado
mais suave em termos de curvas e aclives quando comparada com a linha
original que seguia de Poá ao Tatuapé, no ramal de São Paulo, daí
sua construção. Começava na estação de Calmon Viana e terminava na
Sexta Parada (Eng. Gualberto) do ramal de São Paulo. Com o tempo,
foi se transformando em linha de trens de subúrbio, os trens metropolitanos
de hoje, e é uma das linhas mais movimentadas da CPTM em São Paulo,
embora com os piores trens. |
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A ESTAÇÃO: Como quase
todas as estações da variante de Poá, a estação de São
Miguel foi inaugurada oficialmente em 1926, data em que o primeiro
trem de passageiros trafegou pelo ramal.
Fechado o tráfego poucos meses depois, ele e a estação
foram reabertos somente em 1933.
Era a segunda estação da Central com esse nome. A primeira
havia sido a de Itaquera, aberta em 1876 com o nome de São
Miguel, pois estava no meio de nada, sendo o lugar mais próximo
à vila de São Miguel.
Em 1945, o nome da estação e do bairro foram alterados
para Baquirivu. A mudança durou pouco tempo,
sendo revertida para o velho nome de São Miguel, mais
o nome "Paulista".
Um novo prédio para a estação foi entregue em 10/6/1982
pelo ministro dos Transportes, Cloraldino Severo. Atende
hoje aos trens da CPTM.
Em 29 de julho de 2013, novo prédio foi entregue - o terceiro. A estação foi implantada um pouco mais à frente, no sentido Braz. Após alguns atrasos, a nova estação foi entregue, porém só com a via no sentido Braz funcionando, pois, para embarcar no sentido Poá, ainda era preciso utilizar a estrutura antiga. Em 3 de agosto de 2013, a nova estação passou a funcionar definitivamente nos dois sentidos, sendo desativada a antiga estação, na Rua Salvador de Medeiros.
A nova estação foi inaugurada apenas com o acesso sul, próximo à praça Padre Aleixo; em 21 de outubro de 2014 foi inaugurado o acesso norte, feito pelo Jardim Lapenna. Assim, pode-se também passar de um lado para o outro, servindo de passarela de interligação entre os bairros.
O deslocamento da estação de sua localização original causou prejuízos ao centro comercial de São Miguel, em especial ao calçadão da rua Serra Dourada, implantado em 1979 em frente à saída sul da antiga estação, sendo o único do seu tipo fora da região central de São Paulo.
Apesar do protesto dos comerciantes locais e da promessa do projeto de um novo acesso para a estação reconstruída feita em 2013, que atenderia as ruas Salvador de Medeiros e Serra Dourada, nenhuma obra foi realizada até o momento (Fonte sobre a construção e entrega da nova estação: Wikipedia).
1939
AO LADO: Acidente na estação
de São Miguel (O Estado de S. Paulo, 19/9/1939).
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1945
AO LADO:
Em 1945, a mudança de nome para Baquirivu - que
não durou muito tempo (Folha da Manhã, 29/8/1945).
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ACIMA: Em 1956, a construção de uma passagem de nível junto a estação (Diario da Noite, 1/1/1956).
ACIMA: Desastre em São Miguel Paulista em 1966, junto à rua Gomes Cardim e sem maiores detalhes (Diario da
Noite, 12/9/1966)
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(Fontes: Ralph M. Giesbrecht, pesquisa local;
Alberto del Bianco; William Gimenez; Antonio Soukhef; Google Maps;
Wikipedia; O Estado de S. Paulo, 7/9/1933 e 1939; Folha da Manhã, 1945;
Revista Ferrovia no. 84, 1982) |
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A estação em 1939. Foto O Estado de S. Paulo publicada
em 27/7/1939 |
A estação original de São Miguel, em 1945.
Foto cedida por Antonio Soukhef |
A estação, nos anos 1970. Foto Alberto del Bianco |
Planta da nova estação. Revista Ferrovia
no. 84, 1982 |
Localização do prédio e plataforma da nova
estação. Revista Ferrovia no. 84, 1982 |
Plataforma da estação, anos 1990. Ver plataforma
longa que parecia não existir ainda mas fotos anteriores.
Foto cedida por William Gimenez |
A estação atual em 2015. Foto Google Maps |
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Atualização:
11.03.2020
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