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... Toriba
São Cristóvão Sanatórios
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ESTIVE NO LOCAL: SIM
ESTIVE NA ESTAÇÃO: SIM
ÚLTIMA VEZ: 2005
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E.
F. Campos do Jordão (1931-) |
SÃO
CRISTÓVÃO Município
de Campos do Jordão, SP |
Linha-tronco - km 38 (2005) |
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SP-2827 |
Altitude: - |
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Inauguração: 1931 |
Uso atual: parada (2022) |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A E. F. Campos do Jordão foi aberta a partir da estação
ferroviária de Pindamonhangaba, na E. F. Central do Brasil,
pelos médicos sanitaristas Emílio Ribas e Victor Godinho
em 1914, para o transporte de doentes respiratórios para o
hospital na então vila de Campos do Jordão. Um ano depois
a ferrovia, com problemas financeiros, foi encampada pelo Governo
do Estado. Os primeiros trens eram a vapor, substituídos por
trens a gasolina em 1916 e pelos elétricos em 1924. A partir
dos anos 1980 passou a ser uma ferrovia apenas de turismo, sendo que
o trecho da baixada, até Piracuama, continuou a atender até
hoje trens de subúrbio da cidade de Pindamonhangaba. No trecho
da ferrovia que fica na área urbana de Campos do Jordão,
bondes elétricos fazem também o percurso. |
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A ESTAÇÃO: A parada de São Cristóvão é a última
parada da EFCJ atendida pelos bondes e pelo trem de subúrbios
da cidade de Campos de Jordão; por boa parte dos anos
1940, era seu ponto final.
Somente depois do final dos anos 1940 e
até talvez os anos 1970, eles passaram a seguir até
Toriba e Cacique.
Em 2022, os bondes e trens de
subúrbio de Campos do Jordão de novo fazem o
retorno nessa parada, por isso o desvio ainda existente.
ACIMA: Locomotiva elétrica da Campos de Jordão para na parada de São Cristóvão em 2022 (Foto Leandro Guidini). |
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À esquerda, a parada de São Cristóvão,
apenas uma plataforma com cobertura. A linha que se vê
é o desvio para retorno; o trem segue pela linha que
não aparece à esquerda da parada. Aqui retornam
os trens e bondes de Campos do Jordão. Foto Ana Maria
Giesbrecht, em 23/04/2005. |
A parada em 08/05/2008. Foto Artur Silva |
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Atualização:
17.11.2022
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