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V. F. Rio Grande
do Sul (1969-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SÃO
LUIZ
Município de Jaboticaba, RS |
Ramal de Bento Gonçalves - km |
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RS-3036 |
Altitude: - |
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Inauguração: c.1970 |
Uso atual: em pé (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: c.1970 |
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HISTORICO DA LINHA: O ramal foi
construído a partir da estação de Carlos Barbosa,
na linha Porto Alegre-Caxias, pelo Governo do Estado em 1918, até
Garibaldi, e até 1919, até Bento Gonçalves. Nos
anos 1970, o ramal foi estendido até a estação
de Jaboticaba, construída no Tronco Principal Sul (Lages-Vacaria-Roca
Sales). Os trens de passageiros operaram até cerca de 1976
no trecho original, e alguns anos mais tarde uma empresa de turismo
passou a fazer o trecho entre Bento Gonçalves e Jaboticaba
com locomotivas a vapor, mas nos anos 1990 esses trens passaram a
seguir apenas de Bento Gonçalves até Carlos Barbosa,
como no ramal original. O restante do trecho foi abandonado até
para cargas. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São Luiz foi inaugurada provavelmente em 1969, quando
o ramal foi estendido de Bento Gonçalves até
Jaboticaba. Fica no alto do morro, depois que o ramal sai da
estação de Jaboticaba e depois de subir dando
voltas e passando por dois túneis, alcança a estação.
"É uma pena que o Trem da Uva (ex-Trem do Vinho) circule
entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, em uma linha absolutamente
sem graça. Entre Bento Gonçalves e Jaboticaba há
um desnível de 540 metros em um desenvolvimento de 58 quilômetros.
É uma linha belíssima com vários túneis
e viadutos, correndo ora entre matas, ora entre videiras. Nestes 58
quilômetros há quatro estações que não
são citadas em nenhum relatório da RFF. São elas,
partindo de
ACIMA: A estação de São Luiz (à
esquerda) em vista aérea em 1/11/2011 (Foto Filipe Rodrigues).
Jaboticaba: São Luiz, Quilômetro 2, Veríssimo
de Matos, São Valentim e Bento Gonçalves. O trecho entre
Jaboticaba e São Luiz é um capítulo a parte.
Se eu fosse ferromodelista teria modelado este trecho. Na saída
de Jaboticaba em direção ao Norte há um túnel
duplo, com o Tronco Principal Sul e o ramal de Bento no mesmo túnel.
No meio, este túnel se bifurca, sendo que o do TPS segue em
frente (em direção a Vacaria e Lages). Ao sair do túnel
cruza imediatamente o Rio das Antas. Já o túnel do ramal
de Bento faz uma curva à direita. A linha contorna duas vezes
o morro de Jaboticaba e chega a estação de São
Luís. Esta estação está a apenas uns 300
metros da de Jaboticaba mas a uns 100 metros mais alta. A serra é
tão íngreme que o trem de passageiros só descia
com a locomotiva a vapor. Na volta ele vinha vazio e tracionado por
uma diesel" (Coaraci Camargo, 2005).
(Fontes: Maiquel Simonaggio; Vitor Hugo Langaro; Coaraci
Camargo; Filipe Rodrigues; Marcelo Ferrari; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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O trem turístico em São Luiz, em 1986. Acervo
Maiquel Simonaggio |
A estação de São Luiz em 10/1990, quando
o trem turístico ainda passava por ali. Foto Coaraci
Camargo |
A estação de São Luiz em julho de 2007.
Foto Marcelo Ferrari |
A estação de São Luiz em julho de 2007.
Foto Marcelo Ferrari |
A estação de São Luiz em 11/2015. Foto
Vitor Hugo Langaro |
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Atualização:
02.12.2015
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