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VXY Mogiana em MG
Indice de estações
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Quilômetro 2
São Luiz
Jaboticaba
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Mapa da linha-1940
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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V. F. Rio Grande do Sul (1969-1975)
RFFSA (1975-1996)
SÃO LUIZ
Município de Jaboticaba, RS
Ramal de Bento Gonçalves - km   RS-3036
Altitude: -   Inauguração: c.1970
Uso atual: em pé (2015)   com trilhos
Data de construção do prédio atual: c.1970
 
 
HISTORICO DA LINHA: O ramal foi construído a partir da estação de Carlos Barbosa, na linha Porto Alegre-Caxias, pelo Governo do Estado em 1918, até Garibaldi, e até 1919, até Bento Gonçalves. Nos anos 1970, o ramal foi estendido até a estação de Jaboticaba, construída no Tronco Principal Sul (Lages-Vacaria-Roca Sales). Os trens de passageiros operaram até cerca de 1976 no trecho original, e alguns anos mais tarde uma empresa de turismo passou a fazer o trecho entre Bento Gonçalves e Jaboticaba com locomotivas a vapor, mas nos anos 1990 esses trens passaram a seguir apenas de Bento Gonçalves até Carlos Barbosa, como no ramal original. O restante do trecho foi abandonado até para cargas.
 
A ESTAÇÃO: A estação de São Luiz foi inaugurada provavelmente em 1969, quando o ramal foi estendido de Bento Gonçalves até Jaboticaba. Fica no alto do morro, depois que o ramal sai da estação de Jaboticaba e depois de subir dando voltas e passando por dois túneis, alcança a estação. "É uma pena que o Trem da Uva (ex-Trem do Vinho) circule entre Bento Gonçalves e Carlos Barbosa, em uma linha absolutamente sem graça. Entre Bento Gonçalves e Jaboticaba há um desnível de 540 metros em um desenvolvimento de 58 quilômetros. É uma linha belíssima com vários túneis e viadutos, correndo ora entre matas, ora entre videiras. Nestes 58 quilômetros há quatro estações que não são citadas em nenhum relatório da RFF. São elas, partindo de

ACIMA: A estação de São Luiz (à esquerda) em vista aérea em 1/11/2011 (Foto Filipe Rodrigues).
Jaboticaba: São Luiz, Quilômetro 2, Veríssimo de Matos, São Valentim e Bento Gonçalves. O trecho entre Jaboticaba e São Luiz é um capítulo a parte. Se eu fosse ferromodelista teria modelado este trecho. Na saída de Jaboticaba em direção ao Norte há um túnel duplo, com o Tronco Principal Sul e o ramal de Bento no mesmo túnel. No meio, este túnel se bifurca, sendo que o do TPS segue em frente (em direção a Vacaria e Lages). Ao sair do túnel cruza imediatamente o Rio das Antas. Já o túnel do ramal de Bento faz uma curva à direita. A linha contorna duas vezes o morro de Jaboticaba e chega a estação de São Luís. Esta estação está a apenas uns 300 metros da de Jaboticaba mas a uns 100 metros mais alta. A serra é tão íngreme que o trem de passageiros só descia com a locomotiva a vapor. Na volta ele vinha vazio e tracionado por uma diesel
" (Coaraci Camargo, 2005).
(Fontes: Maiquel Simonaggio; Vitor Hugo Langaro; Coaraci Camargo; Filipe Rodrigues; Marcelo Ferrari; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
     

O trem turístico em São Luiz, em 1986. Acervo Maiquel Simonaggio

A estação de São Luiz em 10/1990, quando o trem turístico ainda passava por ali. Foto Coaraci Camargo

A estação de São Luiz em julho de 2007. Foto Marcelo Ferrari

A estação de São Luiz em julho de 2007. Foto Marcelo Ferrari

A estação de São Luiz em 11/2015. Foto Vitor Hugo Langaro
 
     
Atualização: 02.12.2015
Página elaborada por Ralph Mennucci Giesbrecht.