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E. F. de Carlos
Barboza a Bento Gonçalves (1919-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996)
Giordani Turismo (1996-) |
BENTO
GONÇALVES
Município de Bento Gonçalves,
RS |
Ramal de Bento Gonçalves -
km 924,235 (1960) |
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RS-1173 |
Altitude: 671,98 m |
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Inauguração: 10.08.1919 |
Uso atual: estação de trens turísticos
(2017) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1919 |
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HISTORICO DA LINHA: O
ramal foi construído a partir da estação de Carlos
Barbosa, na linha Porto Alegre-Caxias, pelo Governo do Estado em 1918,
até Garibaldi, e até 1919, até Bento Gonçalves.
Nos anos 1970, o ramal foi estendido até a estação
de Jaboticaba, construída no Tronco Principal Sul (Lages-Vacaria-Roca
Sales). Os trens de passageiros operaram até cerca de 1976
no trecho original, e alguns anos mais tarde uma empresa de turismo
passou a fazer o trecho entre Bento Gonçalves e Jaboticaba
com locomotivas a vapor, mas nos anos 1990 esses trens passaram a
seguir apenas de Bento Gonçalves até Carlos Barbosa,
como no ramal original. O restante do trecho foi abandonado até
para cargas. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Bento Gonçalves foi inaugurada em 1919 como ponto
final do ramal de Bento Gonçalves.
Em 1969, o ramal foi prolongado até Jaboticaba,
entroncamento com o Tronco Principal Sul (ver caixa abaixo).
O ramal foi desativado para passageiros por volta de 1976; os trens
regulares nunca operaram além de Bento Gonçalves.
No final dos anos 1970, a empresa Giordani Turismo passou a operar
uma linha turística de Bento Gonçalves até
Jaboticaba; porém, em pouco tempo esse trem, que existe
até hoje, passou a operar apenas o ramal original, de Bento
a Carlos Barbosa.
O trecho novo foi abandonado mesmo pelos cargueiros.
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1924
AO LADO: Locomotivas
compradas para o ramal (O Estado de S. Paulo, 25/1/1924)..
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1935
AO LADO: Autorização para o prolongamento do ramal, fato que se deu apenas nos anos 1960. Esse prolongamento foi muito pouco utilizado e logo abandonado (O Estado de S. Paulo, 9/5/1935).. |
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1957
AO LADO: Extraído
da Folha da Manhã, 1957.
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ACIMA: O trem turístigo da Giordani
na plataforma da estação de Bento Gonçalves,
em 25/5/1996 (Foto Carlos R. Almeida).
ACIMA: A estação
de Bento Gonçalves noo meio da cidade em 12/2011 (Foto
Felipe Rodrigues).
(Fontes: Carlos Roberto de Almeida; Felipe
Rodrigues; Hermes Y. Hinuy; Marcelo Ferrari; Elaine Belini Ligero;
Maiquel Simonaggio; Marília_; O Estado de S. Paulo, 1924; Folha
de S. Paulo, 18/7/1961; Revista Ferroviária, 08/2000; IPHAE:
Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-1981)
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A estação de Bento Gonçalves logo após
sua abertura, em 1919. Acervo Maiquel Simonaggio, Bento Gonçalves,
RS |
A estação, c. 2000. Foto do livro Patrimônio
Ferroviário do Rio Grande do Sul, IPHAE, p. 110 |
A estação de Bento Gonçalves em 15/03/2002.
Foto Hermes Y. Hinuy |
Com um trem de passageiros turístico à sua frente,
a estação de Bento Gonçalves em 15/03/2002.
Foto Hermes Y. Hinuy |
A estação de Bento Gonçalves em 03/2004.
Foto Elaine Belini Ligero |
A estação e o trem turistico, em 2006. Foto Marcelo
Ferrari |
A estação em 2006. Foto Marília |
A estação em setembro de 2013 Foto Rodolfo Grassmann dos Santos. |
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Atualização:
14.09.2020
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