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Cia. de Bonds Suburbanos
da Mangueira (1890)
Cia. E. F. do Rio Grande à Costa do Mar (1890-1892)
Cia. Carris e E. F. da Costa do Mar (1892-1895)
Cia. de Carris Urbanos de Rio Grande (1895-1900)
Southern Brazilian R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1900-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-c.1964) |
VILA
SIQUEIRA
Município de Rio Grande, RS |
Ramal de Cassino - km 1.127,088
(1960) |
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RS-0585 |
Altitude: 2 m |
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Inauguração: 26.01.1890 |
Uso atual: espaço cultural (2013) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos 1930 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha do ramal de Cassino foi construída e aberta pela Cia.
de Bonds Suburbanos da Mangueira, sucedida em julho do mesmo ano pela
Cia. E. F. do Rio Grande à Costa do Mar, em 1892 pela Cia.
Carris e Estrada de Ferro da Costa do Mar e em fevereiro de 1895 pela
Cia. de Carris Urbanos de Rio Grande, para ligar o elegante Balneário
Cassino com a cidade do Rio Grande. Em 1900 pela Southern Brasilian
Railway. A linha original, que saía da estação
de Junção, na E. F. Rio Grande-Bagé, passava
pela rua principal que ligava a costa a Rio Grande e servia para levar
matriais de construção e alimentos, além de passageiros,
para a construção do balneário, aberto somente
em 1898. Em 1905 a Cie. Auxiliaire ficou com a linha, e em 1920 a
VFRGS incorporou a ferrovia. A linha funcionou até a primeira
metade dos anos 1960. |
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A ESTAÇÃO: No ramal
chamado inicialmente de "ramal da Costa do Mar",
instalado e inaugurado em 1890 pela Cia. de Bonds Suburbanos da
Mangueira - a praia era chamada de praia da Mangueira.
As locomotivas Andorinha e Formiga faziam o percurso
todos os dias. Além das paradas chamadas de "seções"
havia também outras, a Barnabé, a Garcia
e a Bernardo.
A estação de Vila Siqueira - ou Sequeira,
com o nome vindo da família que era dona dos terrenos por ali
- foi inaugurada em 1890. Também era chamada de Cassino,
pois ali ficava o Hotel Cassino, que na realidade somente funcionou
como um cassino por pouquíssimo tempo, fechado pela polícia.
Como afirmava uma revista (nome desconhecido) do início do
século 20, "o ramal da Costa do Mar nos leva à Vila
Sequeira, ou Cassino, como mais vulgarmente é conhecida a praia atlântica,
extensa e magnifica, onde não só a população do Rio Grande, mas de
Pelotas, Porto Alegre e outros pontos do Estado vão
buscar repouso e aurir novas forças nas estações calmosas. A Vila
Sequeira possui elegante estação e inúmeras são as quintas aprazíveis
e vilas encantadoras".
A estação era um prédio pequeno de madeira à
beira da avenida da linha. Era nessa estação que descia
e subia a maior parte dos usuários da linha, embora ela não
fosse a última da ferrovia. Era junto a essa estação
que ficava o cassino. Ficava a sete quadras da praia, portanto dali
o trem seguia para a última parada (Beira-Mar) para
deixar quem auisesse ficar na praia.
O hotel teve época de franco progresso nos tempos dos coronéis
Leivas e Antonio Sequeira. Os descendentes deste último
hoje vendem terrenos no Cassino.
Na segunda metade dos anos 1930, a estação foi substituída
pelo prédio atual, maior e em alvenaria.
Foi desativada na primeira metade dos anos 1960, com a linha.
A estação era utilizada como centro cultural em 2009,
depois de ter sido posto de informações turísticas.
ACIMA: A estação ainda com trens
à sua plataforma, possivelmente nos anos 1950 (Autor desconhecido).
"Foi vendido em leilão, efetuado no próprio
local, todo o acervo da Vila Sequeira, na praia de banhos
do Rio Grande, isto é, os edifícios ocupados
pelo hotel e restaurante, estação, salão
do Casino, campos, potreiros, linha de bondes, etc. Foi comprador
o coronel Augusto Cesar Leivas".
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1909
AO LADO:
Em 1909... venderam tudo ali, inclusive a ferrovia? Mas estava
com a Auxiliaire! Muito estranha esta notícia, que
não entendi (Correio do Povo, 10/8/1909).
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(Fontes: Marilia Almeida; Alejandro Polvorines;
Violeta Isoldi; Célia Pereira; Alfredo Rodrigues; Coaraci Camargo;
Artur Emilio Alarcon Vaz; Correio do Povo, Porto Alegre, 1909; IPHAE:
Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Guia
Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-1981;
Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
06.04.2020
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