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Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1900-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
VACACAÍ
Município de São Gabriel, RS |
Linha Cacequi-Maritima - km 719,532
(1960) |
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RS-0650 |
Altitude: 107 m |
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Inauguração: 08.10.1900 |
Uso atual: moradia (2020) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1942 |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio
Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série
de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em
1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São
Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela
pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São
Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio
Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e
charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século
19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete,
dos maus serviços e da interrupção do serviço
dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros
partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até
Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar
a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968
e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório,
Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando
diversas das estações originais. Até 1982 as
linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi
interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma
nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros
retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até
meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Vacacaí foi inaugurada pela Cie. Auxiliaire
em 1900 juntamente com mais três estações do trecho
São Gabriel-São Sebastião, que unia finalmente
Cacequi ao porto do Rio Grande.
A demora na chegada dos trilhos à charqueada do Vacacaí,
a primeira das charqueadas construídas na região de
São Gabriel (em 1885) para aproveitar a linha
que seria construída até o porto - a inauguração
deveria coincidir com a chegada dos trilhos, o que não aconteceu
- levou a charqueada a utilizar-se de carretas puxadas a boi para
levar a mercadoria para o porto. Ela ficava a 12 km do centro da cidade
de São Gabriel.
Em 1918, a charqueada foi adquirida pela firma José Antônio Martins
Filho, que arrendou mais três estâncias: a da Barra, do
Pavão e do Jacques. Novamente foi vendida em 1936, desta
vez para a Cooperativa Rural Gabrielense.
Em 29/01/1942, um novo prédio foi entregue para a estação,
construído pelo empreiteiro Heitor Mazzini.
Quanto à charqueada, transformou-se mais tarde na Indústria
de Frigorificação de Carne Gabrielense. Em 1957 encerrou as atividades
realizando as últimas matanças. Suas dependências foram demolidas,
casas, galpões e a povoação do local. Tudo então desapareceu
e no local restam hoje apenas ruínas, tendo sobrevivido apenas a velha
chaminé.
O prédio da estação, por sua vez, estava abandonado
em 2009: supõe-se que desde a desativação (1957)
da charqueada, seu movimento tenha decaído rapidamente. A data
do fechamento efetivo da estação não é
conhecido, mas o abandono do prédio, que pelo menos externamente, pela desolação do local,
já deve vir de há muito. Parece servir como moradia em 2020.
Veja também VACACAÍ-NOVA
(Fontes: Vitor Hugo Langaro; www.saogabriel.rs.gov.br; J. R.
Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande do Sul, 1987; VFRGS: Relatórios
oficiais, 1920-68; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Vacacaí. Site www.saogabriel.rs.gov.br
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A estação em 20/12/2020. Foto Vitor Hugo Langaro |
A estação em 20/12/2020. Foto Vitor Hugo Langaro |
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Atualização:
30.12.2020
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