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Southern Brazilian
R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1884-1898)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1898-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SANTA
TERESA
Município de Bagé, RS |
Linha Cacequi-Maritima - km 841,120 (1960) |
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RS-2800 |
Altitude: 178,15 m |
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Inauguração: 12.12.1884 |
Uso atual: empresa Dachery (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1884 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha foi
construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do
Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões
anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São
Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé,
no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana.
Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel
completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande
utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande,
apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa
dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção
do serviço dos trens pela Revolução Federalista.
Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam
a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que
se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes
foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três
Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram
seu traçado, eliminando diversas das estações
originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros,
quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de
uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo
depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas
com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Santa Teresa foi inaugurada pela Southern
Brazilian R. G. do Sul Railway em 1884.
Ali existia desde
1897 uma charqueada com esse nome, do Visconde Ribeiro Magalhães.
Nos anos 1970, os trilhos foram retirados da estação
principal de Bagé e a linha passou a correr mais por
fora da cidade, alcançando o antigo pátio da estação
de Santa Teresa, que hoje é o pátio de manobras.
O prédio da estação, pequeno, foi abandonado no meio do pátio. Sem conhecer pessoalmente o local,
entendo que ele fica próxima à estação nova de
Bagé.
Depois, o pequeno prédio foi restaurado e fica no pátio da empresa Dachery, que ocupa as antigas instalações da charqueada citada no site.
Mais detalhes sobre o belo local de Santa Teresa
podem ser vistos aqui..
(Fontes: Daniel Gentili; www.vitruvius.com.br; Caminhos de Ferro do
Rio Grande do Sul, J. R. Souza Dias, 1987; Patrimônio Ferroviário
do Rio Grande do Sul, IPHAE, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro
do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação de Santa Teresa, c. 2002. Foto do livro
Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul,
IPHAE, p. 264
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A estação de Santa Teresa, em 2010. www.vitruvius.com.br |
A estação de Santa Teresa, em 12/2021. Foto Vitor H. Langaro |
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Atualização:
01.01.2022
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