HISTORICO DA LINHA: A linha foi
construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do
Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões
anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São
Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé,
no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana.
Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel
completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande
utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande,
apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa
dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção
do serviço dos trens pela Revolução Federalista.
Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam
a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que
se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes
foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três
Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram
seu traçado, eliminando diversas das estações
originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros,
quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de
uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo
depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas
com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990. |
A ESTAÇÃO: A estação
de São Sebastião foi inaugurada pela Southern
Brazilian R. G. do Sul Railway em 1896 (ou 1897?) como
ponto terminal do trecho construído entre Bagé
e esta estação.
Em outubro de 1900, a estação
foi finalmente unida à de São Gabriel, permitindo a união
entre Cacequi e o porto do Rio Grande. Um ano antes,
segundo Souza Dias, a estação passra à
administração da Cie. Auxiliaire, que estava construindo
o último trecho citado.
"A estação de São Sebastião,
onde Forni iria trabalhar, desde 1940, até sua aposentadoria, foi
inaugurada em 20 de janeiro de 1897, segundo relato de João Francisco
Trein Leite, no livro "Coxilha de São Sebastião". O trecho ferroviário
Bagé-São Sebastião foi inaugurado em 1896, tendo a primeira composição,
tracionada pela locomotiva a vapor denominada "Itapevi", trafegado
em 28 de março de 1896, segundo o mesmo livro. A ligação Bagé-Cacequi
completa-se somente em 1900. Outro fato curioso, a respeito do transporte
em São Sebastião é que o jornal de Bagé "O Comércio", informa na edição
de 29.04.1898, que seria criada uma linha de diligência entre a estação
São Sebastião e a Vila de Lavras, "devendo trabalhar em combinação
com o horário de trens". A primeira viagem foi marcada para 3 de janeiro
de 1899. O ramal ferroviário para Dom Pedrito foi inaugurado em 1922,
o que transformou São Sebastião num importante entroncamento ferroviário
e foi responsável pelo desenvolvimento da Vila Torquato Severo, a
partir dos anos 1930 e até meados da década de 1960, quando
os militares começaram a desestimular o transporte ferroviário, priorizando
as rodovias, o que resultou num grande erro, como hoje se constata.
Ao cabo de um ano, Negrinho foi removido de novo, desta vez para a
estação S. Sebastião, município de Dom Pedrito, a uns 35 quilômetros
de Bagé. Ele já tinha estado lá, quando solteiro. Embora o nome da
estação férrea seja São Sebastião, a denominação correta da vila é
Torquato Severo, veterano da revolução de 93 e nascido em Dom Pedrito.
Eles chegaram em São Sebastião, segundo recorda o filho Douglas, em
1º de janeiro de 1940. 'Viemos a bordo de um vagão da Viação Férrea,
com toda a mudança e o fogão a lenha funcionando com o cano da chaminé
para fora do vagão, o que não deixou de me marcar para o resto da
vida. Aquilo foi uma aventura para crianças como nós', diz Douglas"
(Do livro Retrato de Mãe, de João José Forni, 1993).
A partir de 1923, a estação foi ligada por um ramal à de Dom Pedrito, ramal este que em 1945 seria esticado até
a cidade de Livramento, completando o triângulo férreo Livramento-Cacequi-São Sebastião-Livramento.
A estação de São Sebastião fica
hoje no distrito de Torquato Severo, um dos distritos do município
de Dom Pedrito.
"A estação antiga, que muitas recordações
me trazem, está lá, mas não é mais utilizada como estação, tristemente
está até depredada, embora uma família more nela. Está lá a gare da
estação, a cobertura, a caixa dágua. Atualmente, com a construção
do novo traçado da ferrovia há alguns anos, eles utilizam uma estação
nova, daquelas bem padronizadas e que não tem nada a ver com as estações
antigas. Curioso é que até o cheiro da estação era diferente, aquele
cheiro de fumaça de trem, com cigarro, e não sei mais o quê"
(João José Forni, 07/2006).
Depois de desativado em 1968, o prédio da estação original foi abandonado
e ficou fora da linha; um prédio mais novo e com o mesmo nome o substituiu no mesmo ano. O por quê da mudança? Não sei. A distância entre as estações (velha e nova) é de apenas 300 metros. Em 2021 o prédio estava abandonado.
VER A ESTAÇÃO DE SÃO SEBASTIÃO-NOVA
ACIMA: Plataforma movimentada na estação
antiga de São Sebastião, provavelmente anos 1950. Ver
os carros de madeira estacionados (Acervo Wanderley Duck, autor desconhecido).
ACIMA: A estação antiga, abandonada em 2011 (ITSEMAP).
(Fontes: Alfredo Rodrigues; Wanderley Duck; ITSEMAP;
Tesouros do Brasil; J. R. Souza Dias: Caminhos de Ferro do Rio Grande
do Sul, 1987; IPHAE: Patrimônio Ferroviário do Rio Grande
do Sul, 2002; João José Forni: Retrato de Mãe, 1993; João Francisco
Trein Leite: Coxilha de São Sebastião; O Comércio, Bagé,
1898; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1940-1981; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |