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Cie. Auxiliaire
des Chemins de Fer au Brésil (1900-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
SÃO
DOMINGOS
Município de Bagé, RS |
Linha Cacequi-Maritima - km 825,980
(1960) |
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RS-3870 |
Altitude: 306,97 m |
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Inauguração: 08.10.1900 |
Uso atual: estação velha - demolida; estação nova - em ruínas (2022) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian Rio
Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série
de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em
1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São
Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela
pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São
Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio
Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e
charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século
19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete,
dos maus serviços e da interrupção do serviço
dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros
partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até
Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar
a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968
e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório,
Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando
diversas das estações originais. Até 1982 as
linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi
interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma
nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros
retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até
meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de São Domingos foi inaugurada em 1900.
Em 1962, o local onde estava a estação era descrito
como "um povoado entre as cabeceiras do arroio Piraisinho,
onde existe também um estabelecimento saladeril, fundado em
1904 por uma companhia anônima, passando depois à firma
Tamborin de Guy & Cosata".
Nos anos 1960, a estação velha foi desativada e uma versão nova foi construída em seu lugar. A estação atual - a "nova", estava em ruínas em 2022. Era semelhante
à estação de Sao Sebastião, não
muito distante dali na mesma linha. A estação velha foi demolida.
A estação velha, ao que tudo indica, a velha estação ficava junto do antigo frigorífico, hoje em ruínas; é aquele prédio que aparece ao longe nas fotos que constam do site, já no novo traçado da ferrovia.
A estação nova, ao que tudo indica, ficava junto do antigo frigorífico também; enquanto esta fica entre Bagé e a BR 293, a velha ficava após a BR 293, no início da estrada de terra que ruma a São Gabriel.
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1920
AO LADO: Acidente na estação interdita linhas e atrasa os trens (O
Estado de S. Paulo, 1/4/1920). |
ACIMA: Pode-se ver a guarita da entrada da estação
de São Domingos. Vê-se ao fundo, quando a linha desaparece
na curva para a esquerda, um edifício que pode ser a estação...
ou não. A guarita está em ruínas; o tipo de pátio
e de guarita parece dar a impressão de que esta seria uma nova
versão da estação original de São Domingos,
numa variante... uma suposição que não pude comprovar
até agora (Foto Alfredo Rodrigues em 1998).
(Fontes: Alfredo Rodrigues; Guias
Levi, 1940-81; Relatórios da VFRGS, 1920-68; Engo. Ariosto
Borges Ferreira: Viação Férrea Rio Grande do
Sul, Suas Estações e Paradas, 1962) |
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A estação de São Domingos estaria no meio
do arvoredo à direita na foto de 1998 - já em
ruínas. Foto Alfredo Rodrigues |
A estação nova, em ruínas em janeiro de 2022. Foto Vitor Hugo Z. Lanzaro |
A estação velha já não existia em janeiro de 2022. Foto Vitor Hugo Z. Lanzaro |
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Atualização:
08.02.2022
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