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Indice
de estações
... Quinta
Rio Grande-nova
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Mapa da linha - 1940
... ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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RFFSA
(c.1980-1996)
ALL (1997-) |
RIO
GRANDE-NOVA
(QUARTA SEÇÃO DA BARRA) Município
de Rio Grande, RS |
Variante - km |
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RS-3128 |
Altitude: - |
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Inauguração: anos
1980 |
Uso atual: usado pela rumo (2022) |
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sem
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: anos
1980 |
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HISTORICO
DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian
Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série
de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em
1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São
Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela
pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São
Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio
Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e
charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século
19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete,
dos maus serviços e da interrupção do serviço
dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros
partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até
Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar
a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968
e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório,
Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando
diversas das estações originais. Até 1982 as
linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi
interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma
nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros
retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até
meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO: No início dos anos 1980 uma variante tirou a linha da cidade
do Rio Grande e da estação e oficinas: o próprio
porto antigo, junto à ilha da Pólvora, ao norte da área
urbana, foi substituído por um novo porto, ao sul da cidade,
bem mais moderno, onde se instalaram diversos terminais e industrias.
A variante hoje sai da estação de Quinta e segue
pelo sul da cidade, até esse novo porto, onde existe a estação
terminal chamada de Rio Grande-nova ou de Estação
da Quarta Seção da Barra. Aliás, embora a
estação seja também conhecida com este último
nome, ela não fica nesse local (a 4a seção), mas no
caminho para ele. Grande parte das mercadorias que chegam por trens vêm da estação de Cruz Alta, no norte do estado gaúcho.
A velha Estação Central de Rio Grande, desativada, fica a cerca de 8 km deste pátio.
A Estação Central de Rio Grande em 2022 encontrava-se já sem os trilhos.
ACIMA: Pátio da estação de
Rio Grande-nova (Quarta Seção da Barra) vista do avião
em maio de 2009 (Foto Alfredo Rodrigues).
ACIMA: A estação da 4a sessão da Barra em 2022 (Foto Felipe Rodrifues em 22/01/2022).
ACIMA: A estação de Rio Grande-nova em 2022 (Foto Silvio Rizzo, 19/09/2022).
ACIMA: O pátio da estação de Rio Grande-nova em 2022 (Foto Silvio Rizzo, 19/09/2022).
(Fontes: Alfredo Rodrigues; Helder Ribas; Coaraci
Camargo; Guias Levi, 1940-1981; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Atualização:
23.04.2023
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