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V. F. Rio Grande do Sul (1948?-1975)
RFFSA (1975-1996) |
EXPERIMENTAL
(antiga QUILÔMETRO 339)
Município de Hulha Negra, RS |
Linha Cacequi-Maritima - km 854,430 (1960) |
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RS-4555 |
Altitude: 176 m |
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Inauguração: 1948? |
Uso atual: nenhum |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha foi
construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do
Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões
anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São
Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé,
no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana.
Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel
completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande
utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande,
apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa
dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção
do serviço dos trens pela Revolução Federalista.
Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam
a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que
se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes
foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três
Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram
seu traçado, eliminando diversas das estações
originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros,
quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de
uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo
depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas
com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO: A parada de Experimental
não tem data de inauguração definida. Foi aberta
com o nome Quilômetro 339 em época não
citada (esta quilometragem era contada então a partir da
estação de Santa Maria, com a linha entrando por Cacequi,
o que leva a crer que esta parada teria sido implantada na época
da construção do trecho que uniu as linhas Cacequi-São
Gabriel e Pelotas-São Sebastião em 1900).
Era uma
parada simples para embarque e desembarque de passageiros (PE). O
nome Experimental foi dado em 22/10/1948. Atendia à
Estação Experimental de Agricultura, pertencente ao
Ministério da Agricultura, especializada em triticultura, escola
da qual não obtive informações.
Nunca existiu uma estação propriamente dita, mas sim uma grande construção em paralelo à linha. Segundo o morador já citado, o trem parava no aludido local.
ACIMA: Prédio da estação Experimental em 2021 (Foto Victor Hugo Langaro em 12/2021).
(Fontes: Eng. Ariosto Borges Fortes: VFRGS, suas estações
e paradas, 1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960;
Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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Atualização:
04.01.2022
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