|
|
V. F. Rio Grande
do Sul (1951?-1963) |
ENGENHEIRO BARBOSA
GONÇALVES
Município de Pelotas, RS |
Ramal de Canguçu - km 1.091,841
(1960) |
|
RS-4624 |
Altitude: 39 m |
|
Inauguração: 01.10.1952 |
Uso atual: desconhecido |
|
sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
|
|
|
HISTORICO DA LINHA: Embora as
estações do ramal de Cangussu tenham sido abertas em
1952, somente encontrei o primeiro horário de trens no ramal
em 1953. O ramal, que seria parte de uma linha que ligaria Pelotas
a Santa Maria, num trajeto mais curto do que o existente até
hoje, partia da estação de Pelotas, na linha Bagé-Rio
Grande, tinha 72 quilômetros e terminava na estação
de Canguçu. Pelo menos no início dos anos 1960, tinha
trens partindo não mais de Pelotas, mas de Rio Grande. O percurso
no ramal durava 3 horas e 10 minutos. Como a linha alternativa acabou
por não sair, o ramal foi fechado em 31/3/1963. |
|
A ESTAÇÃO: De acordo com
informações do ex-ferroviário Toquinho
a Carlos Latuff, que visitou o local, havia no ramal cinco
paradas e apenas uma estação ferroviária, que
era exatamente a de Engenheiro Barbosa Gonçalves.
O nome da estação
foi dado a um engenheiro (José Barbosa Rodrigues, 1860-1940)
e ex-político que trabalhou na ferrovia e foi prefeito de Pelotas,
tendo ocupado também outros cargos no geoverno gaúcho.
Não há maiores informações sobre a estação
em si.
ACIMA: Localização da vila de Engenheiro
Barbosa Gonçalves, que é o ponto vermelho no mapa. No
canto esquerdo superioir, o losango amarelo é Cadeia. No canto
direito inferior, o ponto branco é Monte Bonito - CLIQUE SOBRE
ESTA FOTO PARA VE-LA EM TAMANHO MAIOR (Google Maps).
ACIMA: Vista
aérea da localidade de Engenheiro Barbosa Gonçalves.
Existirá ainda o prédio da estação? Se
sim, qual seria ele? (Google Maps).
(Fontes: Carlos Latuff; Ariosto Borges Ferreira: Viação
Ferrea do Rio Grande do Sul, suas estações e paradas,
1962; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi,
1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
|
|
|
|
|
|
|
Atualização:
20.03.2019
|
|