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Southern Brazilian
R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1887-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CERRITO
Município de Cerrito, RS |
Linha Cacequi-Maritima - km 1.015,074 (1960) |
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RS-0691 |
Altitude: 25 m |
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Inauguração: 1884 |
Uso atual: Câmara Municipal (2016) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: 1884 |
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HISTORICO DA LINHA: A linha foi
construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do
Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões
anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São
Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé,
no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana.
Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel
completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande
utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande,
apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa
dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção
do serviço dos trens pela Revolução Federalista.
Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam
a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que
se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes
foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três
Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram
seu traçado, eliminando diversas das estações
originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros,
quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de
uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo
depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas
com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO: A estação
foi aberta em 1884 com o nome de Piratini, em terreno doado
por José Bernabé de Souza, ou "Coronel
Tutuca", às margens do rio Piratini. O povo de
Rio Grande e de Pelotas começaram logo
em seguida a organizar excursões para as praias daquele rio
utilizando-se de trens especiais entre a cidade e a estação.
O comércio em ambas as margens começou a prosperar e
houve necessidade da construção de uma estação
maior, na localidade de Maria Gomes, na margem oposta
do rio, por onde a linha também passava. Com a abertura desta,
ela tomou o nome da estação de Piratini original,
que passou a se chamar Cerrito, enquanto a nova era chamada
de Piratini ou Maria Gomes, e mais tarde de Pedro
Osório. "Em Piratini, junto à estação existia,
inicialmente, o Restaurant-Buffet para receber os excursionistas, que oferecia somente serviços
de alimentação. Dois anos depois foi ampliado, agregando atividades
de hospedagem e de lazer, principalmente banhos, pois se localizava
junto ao Rio Piratini" (Dalila
Müller e Dalila Rosa Hallal: Viagens de Recreio: as excursões
em Pelotas no século XIX, 2008). A criação
do município de Pedro Osório, formado
pelas vilas de Cerrito e de Olimpo, em 1959, deixam a estação
de Cerrito neste novo município. Em 1995, Cerrito torna-se município também e a estação
já desativada torna-se sede da Câmara Municipal.
(NOTA:
NA PESQUISA DO IPHAE HÁ CONFUSÃO ENTRE AS ESTAÇÕES
PEDRO OSÓRIO, CERRITO E OLIMPIO. VER TAMBÉM ESTAS OUTRAS
ESTAÇÕES CITADAS.)
PIRATINI NO FINAL DO SÉCULO XIX - EXCURSÃO A PIRATINY:
Domingo, 27 do corrente Inauguração do Restaurant Buffet do
muito conhecido Carlos Scotto. N`esta Estação, certamente
a mais aprazível e pittoresca de toda a linha da Estrada de
Ferro, com lindíssimos arredores, banhada pelo magestoso Rio
Piratiny e com uma magnífica ponte metállica, encontrando
os Srs. excurcionistas e Exmas. famílias um bem montado e
confortável RESTAURANT BUFFET, recommendavel pela diversidade
de iguarias, variedade de líquidos, e pelo esmero e asseio
no serviço. Preço: Almoço ou jantar com vinho – 2:000 Liquidos,
Doce, Frutas, && preços módicos e de tabellas (Diário de Pelotas,
11.12.1885, p. 03, n. 279).
RECREIO CAMPESTRE DOS EXCURSIONISTAS: No dia 1º abriu-se junto
a Estação Piratiny, com bons matos, banhos, etc. tem cômodos
para viajantes e superiores quartos mobiliados para alugar
a famílias que quizerem passar o verão, com boas comidas a
preços rasoáveis, sob a direcção de Albertino dos Santos (Correio
Mercantil, 05.10.1887, p. 3).
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1885-87
AO LADO: Aspectos da estação (O Estado de
S. Paulo, 15/01/1898). |
ACIMA: Estação de Cerrito (Cartão
postal; data desconhecida).
(Fontes: Alfredo Rodrigues; Alejandro Tumanoff; Vitor Hugo Langaro;
Dalila Müller e Dalila Rosa Hallal: Viagens de Recreio: as excursões
em Pelotas no século XIX, 2008; Revista Refesa, maio-jun 1968; IPHAE:
Patrimônio Ferroviário do Rio Grande do Sul, 2002; Diário
de Pelotas, 1885; Correio Mercantil, 1887; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M.
Giesbrecht) |
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Atualização:
19.12.2022
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