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Cie.
Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1917-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1975)
RFFSA (1975-1996) |
CAPÃO
SECO Município
de Rio Grande, RS |
Linha Cacequi-Maritima
- km 1.072,779 (1960) |
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RS-3124 |
Altitude - |
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Inauguração: 1917 |
Uso atual: demolida |
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com
trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO
DA LINHA: A linha foi construída em partes: pela Southern Brazilian
Rio Grande do Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série
de concessões anteriores, a Bagé-Marítima, em
1884. De Cacequi a São Gabriel, em meados de 1896 e de São
Sebastião a Bagé, no final do mesmo ano, ambos pela
pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana. Em 1900, a união São
Sebastião-São Gabriel completaria o trecho Bagé-Rio
Grande. Era uma linha de grande utilidade pois transportava gado e
charque para o porto do Rio Grande, apesar de, no final do século
19, ter baixo movimento por causa dos altos preços do frete,
dos maus serviços e da interrupção do serviço
dos trens pela Revolução Federalista. Os trens de passageiros
partiam de Livramento, em outra linha, chegavam a Cacequi e dali até
Bagé. Em Bagé, havia que se trocar de trem para chegar
a Rio Grande. Uma série de variantes foi entregue entre 1968
e os anos 1980 - Pedras Altas, Três Estradas, Pedro Osório,
Pelotas - que encurtaram e melhoraram seu traçado, eliminando
diversas das estações originais. Até 1982 as
linhas ainda transportavam passageiros, quando o serviço foi
interrompido devido ao desabamento de uma ponte em Pedro Osorio; uma
nova linha foi construída logo depois. O transporte de passageiros
retornou algum tempo depois mas com trens mistos, que duraram até
meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO: Capão Seco fica no início da grande várzea do Canal
de São Gonçalo que une a Lagoa Mirim com a Lagoa dos Patos. Uma reta
de 9 km toda feita em aterro.
Em 1884, durante a construção da ferrovia, ali
havia um grande acampamento de trabalhadores, com ranchos de torrão cobertos
com palha. O aterro foi feito a mão (pá, picareta e carroças). Mesmo
com a ferrovia já funcionando, este aterro foi sendo levantado.
Em
1888, uma grande enchente destruiu vários pontos da ferrovia.
Apesar disto, este
acampamento durou até os primeiros anos do século XX. Depois, o lugar
ficou como sede de uma das turmas de conservação da via permanente,
a T94.
A estação em si, segundo consta, teria sido aberta somente em 1917.
Não existia propriamente um prédio para a estação, mas sim uma pequena parada facultativa que
funcionava num pequeno prédio de madeira cuja encarregada era a esposa
do feitor da T94, a "Dona Antonia".
O lugar foi grande produtor
de leite e com o crescimento da cidade do Rio Grande, o leite
que antes era vendido em Pelotas passou a ser vendido em Rio
Grande.
Somente em 1917, a Parada Capão Seco foi elevada a estação.
Durante mais de 60 anos correu entre Pelotas e Rio Grande
o trem "SL" (Serviço de Leite). Passava em Capão Seco às cinco
horas da manhã no verão e às seis no inverno, quando cerca de duzentas
carroças encostavam na estação onde o SL carregava de 4 a 5 mil litros
de leite por dia. Nas grandes enchentes de 1914 e 1941, a estação
foi ponta de linha e cargas e passageiros seguiam de lancha até Pelotas.
O prédio da estação era igual, mesma planta baixa, mesmo estilo do
da estação de Pertile na linha de Santa Maria a Porto
Alegre.
Finalmente, foi demolido, massobraram apenas restos da plataforma e próximo
a ela existe uma construção, que pode ser vista na foto abaixo, ao pé desta página.
(Fontes: José Souza, 2009; Guia Geral das Estradas
de Ferro do Brasil, 1960; Guias Levi, 1940-1981; Mapa - acervo R.
M. Giesbrecht) |
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Local onde ficava a estação. Foto José
Souza em 8/2009
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Atualização:
05.05.2023
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