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Southern Brazilian
R. G. do Sul Ry. Co. Ltd. (1884-1905)
Cie. Auxiliaire des Chemins de Fer au Brésil (1905-1920)
V. F. Rio Grande do Sul (1920-1968) |
CANDIOTA
Município de Candiota, RS |
Linha Cacequi-Maritima - km 893,101 (1960) |
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RS-0252 |
Altitude: 191 m |
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Inauguração: 02.12.1884 |
Uso atual: depósito (2020) |
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sem trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha foi
construída em partes: pela Southern Brazilian Rio Grande do
Sul Railway Company Limited, sucessora de uma série de concessões
anteriores, a Bagé-Marítima, em 1884. De Cacequi a São
Gabriel, em meados de 1896 e de São Sebastião a Bagé,
no final do mesmo ano, ambos pela pela E. F. Porto Alegre-Uruguaiana.
Em 1900, a união São Sebastião-São Gabriel
completaria o trecho Bagé-Rio Grande. Era uma linha de grande
utilidade pois transportava gado e charque para o porto do Rio Grande,
apesar de, no final do século 19, ter baixo movimento por causa
dos altos preços do frete, dos maus serviços e da interrupção
do serviço dos trens pela Revolução Federalista.
Os trens de passageiros partiam de Livramento, em outra linha, chegavam
a Cacequi e dali até Bagé. Em Bagé, havia que
se trocar de trem para chegar a Rio Grande. Uma série de variantes
foi entregue entre 1968 e os anos 1980 - Pedras Altas, Três
Estradas, Pedro Osório, Pelotas - que encurtaram e melhoraram
seu traçado, eliminando diversas das estações
originais. Até 1982 as linhas ainda transportavam passageiros,
quando o serviço foi interrompido devido ao desabamento de
uma ponte em Pedro Osorio; uma nova linha foi construída logo
depois. O transporte de passageiros retornou algum tempo depois mas
com trens mistos, que duraram até meados dos anos 1990. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Candiota foi inaugurada em 1884.
Ali se localizam jazidas
de carvão mineral. Nos anos 1960, foi construída ali
uma usina termoelétrica para utilizar esse carvão.
Com
a entrega da variante de Pedras Altas, em abril de 1968, a
estação ficou fora da nova linha.
Em novembro de 2020, era um depósito de materiais agrícolas de uma fazenda próxima.
Em dezembro de 2021, Victor Langaro afirma:"eis uma estação que impressiona. Um prédio antigo e de razoáveis dimensões, em meio ao nada. Lugar de difícil acesso. É preciso ter paciência e sorte para chegar até lá;
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1888
AO LADO: Federalistas atacam a estação de Rio Negro foi assaltada; a situação está ruim em outras estações da região também (A Provincia de S. Paulo, 22/6/1893). |
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1893
AO LADO: A estação de Basilio durante a revolução gaúcha - CLIQUE SOBRE O TEXTO PARA VER TODA A REPORTAGEM (O Estado de S. Paulo, 19/7/1893). |
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1893
AO LADO: Situação na estação de Candiota (O Estado de S. Paulo, 15/10/1893). |
1920
AO
LADO: Descarrilamento de trens em Candiota
( O Estado de S. Paulo, 16/5/1920).. |
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(Fontes: Núcleo de Pesquisas Históricas de Candiota;
Revista Refesa, maio-jun 1968; IPHAE: Patrimônio Ferroviário
do Rio Grande do Sul, 2002; Guia Geral das Estradas de Ferro do Brasil,
1960; Guias Levi, 1940-81; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht) |
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Estação de Candiota em 19/08/2011. Núcleo de Pesquisas
Históricas de Candiota
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A estação em 12/2021. Foto Victor Hugo Langaro |
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Atualização:
05.01.2022
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