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Pátio de Fortaleza |
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Rede de Viação
Cearense |
rotunda de FORTALEZA
Município de Fortaleza, CE |
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CE-4894 |
Uso atual: DEMOLIDA |
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ROTUNDAS são depósitos
de locomotivas de forma circular ou semi-circular: variam geralmente
de prédios construídos em 90 graus até prédios
totalmente circulares, construídos em 360 graus. A distribuição
das locomotivas para cada baia é feita por um girador, movido
na maioria das vezes manualmente. Estes giradores são trilhos
que giram dentro de um círculo com um poço, cujos trilhos
são apontados para a baia que receberá a máquina.
Não confundir girador (ou virador, ou giramundo) com rotunda. |
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Rotunda de Fortaleza - 90 graus (aparentemente)
A primeira rotunda de Fortaleza (a partir de 1946, a estação
recebeu o nome de Professor João Felipe) foi inaugurada em
14 de setembro de 1873 e desativada em 1929, quando da mudança
das oficinas para o bairro do Urubu - hoje Carlito Pamplona. Com a
chegada das locomotivas diesel, o depósito das locomotivas
a vapor foi desativado em 1952 e a segunda rotunda também foi
desativada.
ACIMA: A primeira rotunda de Fortaleza, em 1888 (Autor desconhecido).
(Fontes: J. H. Pereira e F. A. S. de Lima: Estradas
de Ferro do Ceará, 2a. edição, 2009) |
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Atualização:
23.01.2023
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