Rotunda de Barra do Piraí - 360 graus
Barra do Piraí teve duas rotundas, ambas da E. F. Central do Brasil (anteriormente nomeada como E. F. D. Pedro II), sendo que a atual
(de 1891) é a segunda. A primeira - originalmente de 360 graus e
depois reduzida a 180 graus - ficava aproximadamente no local onde
hoje ainda está o prédio da subestação elétrica, junto ao triângulo
formado pela Linha do Centro com a saída para o ramal de São
Paulo. Ela ficava próxima, quase junta, da estação da E. F. Sapucaí,
mas era da E. F. Dom Pedro II. Aquilo tudo era uma confusão só. A linha
da bitola métrica cruzava sobre a bitola larga entre as duas estações,
a da Central e a da SApucaí. A distância entre as duas devia ser de
uns duzentos a trezentos metros. Ela tinha janelas retangulares.
As duas rotundas conviveram por pelo menos 10 anos, pois o livro
de Paula Pessoa menciona a existência das duas "casas de machinas"
em Barra do Piraí.
ACIMA: A rotunda antiga, a primeira, de Barra
do Piraí, já com 180 graus, depois derrubada após
a construção da rotunda atual de 360 graus, de 1891.
Interessante notar à esquerda, quase junto a ela, a estação
de Barra do Piraí da E. F. Sapucaí, encravada no terreno
da E. F. D. Pedro II (Pedro Karp Vazquez: Nos Trilhos do Progresso,
2007 - data original da foto desconhecida).
ACIMA: Ainda a rotunda antiga, a primeira, em fotografia
de 1881 (Colecção de 44 vistas photographicas da Estrada de Ferro D. Pedro II, 1881).
ACIMA: A segunda rotunda de Barra do Piraí,
no início do século XX (Autor desconhecido).
ACIMA:
Interior da rotunda, já não em bom estado em 1930 (Autor desconhecido).
ACIMA: Pátio da rotunda, por volta de 2000 (Autor desconhecido).
ACIMA: Magnífico frontão com
a forma de uma locomotiva a vapor e o ano da construção
da rotunda - 1891 (Jore A. Ferreira).
(Fotos: Juan Rudolph; Eduardo Coelho; Jorge A. Ferreira; Colecção de 44 vistas photographicas da Estrada de Ferro D. Pedro II, 1881). |