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E. F. Goiaz (1911-1920)
E. F. Oeste de Minas (1920-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
TIGRE
Município de Tapiraí, MG |
Linha-Tronco - km 694,853 (1960) |
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MG-3697 |
Altitude: 658 m |
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Inauguração: 15.09.1911 |
Uso atual: abandonada (2018) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A
linha-tronco da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste
de Minas a partir da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de
bitola de 0,76 chegou em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto
de ligar o sul de Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa
por bitola métrica: construída em trechos, somente em 1928 a EFOM
chegou a Angra dos Reis, na ponta sul, e no início dos anos 1940 a
Goiandira, em Goiás, na ponta norte, e já agora como Rede Mineira
de Viação. A linha chegou a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão
Vermelho, e transportou passageiros até o início dos anos 1990. Nos
anos 1980, o trecho final norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi
erradicado devido à construção de uma represa no rio Paranaíba, e
a linha foi desviada para oeste encontrando Araguari. Hoje (2003)
a linha, já não mais eletrificada, é operada pela concessionária FCA.
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A ESTAÇÃO: A estação de Tigre
foi aberta em 1911.
"Em 1947, seis meses antes de seu falecimento, Leopoldo
de Miranda viajou até Araxá para observar um eclipse com seu filho
Heráclito e a esposa deste, Consuelo. Escreveu Leopoldo um diário
de lembrança desta viagem: "Saímos de Belo Horizonte na R.
M. V. às 21 horas de 17 de Maio de 1947. Andamos 9 horas de noite.
Logo ao amanhecer do dia 18, pus-me em observação: vi roças de milho-tambueiras,
uma outra com espigas regulares; gado vacum em boa quantidade, mas
cavalar insignificante. Abacaxi em grande quantidade, - uma estação
tomou-lhe o nome: "Abacaxis". Ainda há muitos ranchos de capim.
Cana de açúcar em quantidade, bananeiras bastante! Às 9 e meia horas
vi uma fazenda com gado e laranjeiras de fazer inveja!... Na beira
da estrada até grande distancia vêm-se um capinzal de diversas qualidades,
ainda muito verdes.
Tigre, estação depois de Bambuí, - grande quantidade de lenha na
margem; Tigre é rodeada de morros - capim e bambual. Em Tigre há
tábuas de pouca largura; há um fundangão - passa um ribeirão volumoso.
Uruburetama, - parada, algumas casas. A R. M. V. toma todas as direções
- dos 4 pontos cardeais... Uma fazenda grande - gado vacum. Um túnel
de segundos de escuridão! Campos Altos. Às 8 e meia horas chá com
pão. O trem matou um cavalo!... Itamarati - grande coqueiral de
macaúbas! Almoçamos na R. M. V.: eu, Heráclito e Consuelo; esta
teve um pequeno enjôo. Tobaty adiante; Riacho Corumbá. Uma fazenda
com 2 éguas paridas - gado vacum e cavalar; residência do engenheiro
da Rede. Ibiá - cidade banhada pelo rio Corumbá; tem charqueada;
ponte: a melhor da zona circunvizinha. Estação de Estevão Lobo.
Na caixa d'água demoramos 30 minutos e partimos às 4 horas e 40
minutos. Há criação de porco e galinha. Tamanduapava - grotas, sucavões,
florestas seculares! Chegamos às 17 horas e 30 minutos à Cidade
do Araxá. Fomos de automóvel para o Grande Hotel de Barreiro, quartos
452 e 453" (Diário de Lembranças de Leopoldo
de Miranda, 1947).
Em 2004, a estação de Tigre estava num ponto estratégico
na subida da serra; não existia nada por perto. Em 2018, continuava abandonada e semi-escondida pelo matagal reinante.
1924
AO LADO:
55 barreiras,
consequencia das chuvas de 1924 na região, interromperam
o tráfego ferroviário nas estações
entre Bambuí e Campos Altos (O Estado de
S. Paulo, 19/2/1924).
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(Fontes: Décio Marques; O Estado de S.
Paulo, 1924; Guia Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Leopoldo
de Miranda: Diário de Lembranças, 1947) |
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Placa da estação de Tigre, enferrujada pelo tempo
em 12/2004. Foto Décio Marques |
A estação do Tigre, em 12/2004. Foto Décio
Marques |
Um vagão amassado, a estação ao fundo...
o pátio de Tigre em 12/2004. Foto Decio Marques |
A estação em 23/6/2018. Foto Diovanni Resende
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Atualização:
01.08.2018
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