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Afra
Falcão
Zelinda
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ESTIVE NO LOCAL: NÃO
ESTIVE NA ESTAÇÃO: NÃO
ÚLTIMA VEZ: S/D
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E. F. Oeste de Minas
(1897-1931)
Rede Mineira de Viação (1931-1965)
V. F. Centro-Oeste (1965-1975)
RFFSA (1975-1996) |
FALCÃO
Município de Quatis, RJ |
Linha-Tronco - km 148,585 (1960)
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RJ-2116 |
Altitude: 514 m |
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Inauguração: 15.05.1897 |
Uso atual: abandonada (2015) |
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com trilhos |
Data de construção do
prédio atual: n/d |
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HISTORICO DA LINHA: A linha-tronco
da RMV foi construída originalmente pela E. F. Oeste de Minas a partir
da estação de Ribeirão Vermelho, onde a linha de bitola de 0,76 chegou
em 1888. A partir daí, a EFOM iniciou seu projeto de ligar o sul de
Goiás a Angra dos Reis, passando por Barra Mansa por bitola métrica:
construída em trechos, somente em 1928 a EFOM chegou a Angra dos Reis,
na ponta sul, e no início dos anos 1940 a Goiandira, em Goiás, na
ponta norte, e já agora como Rede Mineira de Viação. A linha chegou
a ser eletrificada entre Barra Mansa e Ribeirão Vermelho, e transportou
passageiros até o início dos anos 1990. Nos anos 1970, o trecho final
norte entre Monte Carmelo e Goiandira foi erradicado devido à construção
de uma represa no rio Paranaíba, e a linha foi desviada para oeste
encontrando Araguari. Hoje (2003) a linha, já não mais eletrificada,
é operada pela concessionária FCA. |
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A ESTAÇÃO: A estação
de Falcão foi inaugurada pela EFOM em 1897. Ficou isolada
na linha Rio Claro-Passa Vinte até os anos 1910, quando
esse trecho foi finalmente unido a Ribeirão Vermelho.
Nos anos 1950, o distrito de Falcão, onde a estação estava, no municipio de Barra Mansa, tinha 758 habitantes.
"Um detalhe me chamou atenção assim que comecei a circundar
a área da estação. Havía duas bandeiras vermelhas, uma delas colocada
no alto de uma caixa d'água e a outra numa das laterais da estação.
Pude averiguar que elas foram colocadas alí por um vizinho, por razões
distintas. A da caixa d'água servia para espantar pássaros, os impedindo
de fazer ninhos alí. Já na estação, a bandeira vermelha serviria de
alerta tanto para turistas quanto crianças da vizinhança para o risco
de queda de telhas" (Carlos Latuff, 02/2008).
Coaraci Camargo ainda se lembra do antológico pastel feito pela
esposa do chefe da estação de Falcão e vendido por meninos
na plataforma - até o garçon do trem comprava.
O prédio estava abandonado em 2015.
ACIMA: O município de Barra Mansa e suas linhas e estações por volta de 1958. Aparecem as linhas da Central do Brasil, ramal de São Paulo (de Volta Rdonda a Floriano, bitola larga), a linha do Ramal de Bananal (de Saudade ao Estado de São Paulo, bitola métrica) e a linha Angra-Goiandira, que é o tronco da RMV com bitola métrica. No centro da cidade estão as duas estações, da RMV e da Central do Brasil e há diversas estações menores espalhadas pelas linhas. A de Falcão está ao norte do município - CLIQUE SOBRE O MAPA PARA VÊ-LO EM TAMANHO MAIOR) (IBGE: Enciclopedia dos Municipios Brasileiros, 1958-1960).
ACIMA: Tração tripla de locomotivas GM-G8 com a 4077 no comando, saindo do pátio de Falcão para Quatis em 1982 (Foto de Nilson Rodrigues).
(Fontes: Anderson Nascimento; Jorge A. Ferreira; Guia
Geral de Estradas de Ferro do Brasil, 1960; Mapa - acervo R. M. Giesbrecht)
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A estação em 01/2003. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 01/2003. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 01/2003. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 2010. Foto Jorge A. Ferreira |
A estação em 2015. Foto Anderson Nascimento |
A estação em 2015. Foto Anderson Nascimento |
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Atualização:
27.11.2022
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